Estudos

Estudos

Espaço dedicado à divulgação de estudos técnicos e econômicos elaborados pela Superintendência de Estudos e Projetos da CNseg, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do setor. Criado em 2010, o Núcleo de Estudos e Projetos começou a funcionar em 2011, tendo também como atribuição prestar assessoramento às áreas da CNseg e das Federações associadas. 

Confira abaixo algumas publicações.

 
Custo de Capital - Investimento no Mercado de Microsseguros do Brasil

Custo de Capital - Investimento no Mercado de Microsseguros do Brasil

É vantajoso investir no mercado segurador brasileiro a partir do aumento no requerimento de capital? Sob quais condições este investimento se torna inviável? Este estudo tem como objetivo particularizar os questionamentos supracitados para o mercado de microsseguros brasileiro, visando respondê-los da maneira mais realista possível, e focando no impacto que as regras teóricas do regulador sobre capital exercem sobre a prática do referido negócio.

 
Tramitacao do Projeto de Lei n-3555/04 - Impacto Economico

Tramitação do Projeto de Lei nº3.555/04 - Impacto Econômico

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 3.555 de 2004, ao qual fora apensado o Projeto de Lei nº 8.034 de 2010, que altera as regras dos contratos de seguro, excetuando de seu acance o seguro saúde e os títulos de capitalização. Este relatório apresenta a mensuração do impacto econômico no setor realizada pelo Núcleo de Estudos e Projetos (NUESP) da CNseg – caso a Lei nº 3555/04 seja aprovada.

 
Como Classificar Pequenas e Médias Empresas no Setor de Seguros

Como Classificar Pequenas e Médias Empresas no Setor de Seguros

O mercado de seguros possui desde empresas gigantes a extremamente pequenas coexistindo e seguindo a mesma regulação e fiscalização. Diferenciar as empresas por tamanho é importante para direcionar a política do regulador e de acompanhamento do mercado.

 

 
Relatório Fundo de Catástrofe para Seguro Rural

Relatório Fundo de Catástrofe para Seguro Rural

Este documento trata da adequação do valor inicial a ser aportado pelo Governo Federal para a implantação do Fundo de Catástrofe. O documento é parte integrante do esforço capitaneado pelo Ministério da Fazenda de implementação deste programa.

 

 

 

© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777