O Que é o Projeto Estou Seguro

Projeto Estou Seguro

O Projeto Estou Seguro é uma iniciativa desenvolvida pela CNseg em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS, com o patrocínio da Microinsurance Innovation Facility da Organização Internacional do Trabalho e o apoio institucional da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), da Escola Nacional de Seguros e da Fenacor, que visa difundir a importância da proteção conferida pelo seguro e da gestão de risco para a população de baixa renda, e conhecer o mercado potencial de produtos de microsseguro.

Em 2010, foi realizada uma pesquisa na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, para saber o conhecimento dos moradores sobre seguro e o que pensavam quando ouviam falar sobre o tema. Assista abaixo o vídeo com os resultados levantados.

A primeira fase do Projeto implementado no Morro Santa Marta foi concluída em meados de 2011, com êxito reconhecido pelas dezessete seguradoras participantes e com grande repercussão nos veículos nacionais e internacionais de comunicação. Os resultados foram transformados em um kit metodológico.

>> Clique aqui para acessar o KIT METODOLÓGICO da primeira fase do Projeto

Após a conclusão das atividades de comunicação da Fase I, o corretor habilitado pelo curso oferecido por uma das seguradoras que participaram do Projeto continuou o trabalho de venda de seguros e atendimento aos moradores. O serviço prestado pelas seguradoras, nos primeiros sinistros ocorridos no Santa Marta, repercutiu de forma positiva em toda a comunidade, aumentando o interesse da população pelo seguro.

Diante do sucesso da iniciativa e da importância de engajamento das seguradoras na promoção do amplo acesso ao seguro, ressaltado pela publicação do marco normativo do Microsseguro pela SUSEP, a CNseg deu início em julho de 2012 às atividades de comunicação do Projeto Estou Seguro – Fase II.

Nessa segunda fase, as atividades de educação financeira e difusão do conhecimento sobre a importância do seguro e da gestão de riscos foram baseadas na linguagem circense. Diversas apresentações da trupe de saltimbancos “carroça de mamulengos” e de peças teatrais com o grupo de atores “OsMartha”, formado com moradores do Santa Marta, serviram de veículo para consolidar a noção de que o seguro é uma ferramenta importante e acessível para a proteção do patrimônio e garantia do bem-estar da população.

Também estão sendo promovidas campanhas de vendas de microsseguros, com a participação de corretores formados durante o Projeto. E, ao longo de toda a Fase II, pesquisas medirão a absorção do conteúdo pelo público e fornecerão subsídios para que as seguradoras conheçam os anseios e as necessidades dos novos consumidores. 

 

© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777