Como a telemática está transformando o cenário do seguro de automóveis

21 de Dezembro de 2018

Como a telemática está transformando o cenário do seguro de automóveis

Confira essa e outras notícias no mais recente Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 18 de dezembro de 2018

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 11 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um discurso do diretor adjunto do FMI, David Lipton, sobre as questões atuais que afetam a estabilidade da economia mundial.
  • Em 11 de dezembro, o Financial Stability Board (FSB) realizou sua oitava reunião do Grupo Consultivo Regional para a Comunidade de Estados Independentes em Yerevan, Armênia.
  • Em 11 de dezembro, o FMI publicou um documento de trabalho intitulado “Incerteza comercial e de investimento na área do euro”.
  • Em 11 de dezembro, o FMI publicou um documento de trabalho intitulado “Ancoragem às expectativas e persistência da inflação”.
  • Em 12 de dezembro, a Organização Mundial do Comércio (OMC) publicou o resumo de sua reunião do Conselho Geral que ocorreu no mesmo dia.
  • Em 12 de dezembro, o FMI publicou um artigo com os 5 principais blogs sobre Mudanças Climáticas.
  • Em 14 de dezembro, o Financial Action Task Force publicou seu boletim de negócios do setor privado de dezembro de 2018.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Sinistro de ataque cibernético NotPetya da Mondelez é contestado pela Zurich, mostra Relatório (Reinsurance News) Um sinistro de seguro cibernética significativo relacionado ao ataque de malware Petya / NotPetya está sendo contestado pela seguradora Zurich, pois os termos da apólice incluem uma exclusão por atos hostis de atores soberanos…

A AXA IM investirá em tecnologia e recursos de ciência de dados (Investment and Pensions Europe) A AXA Investment Managers pretende aumentar o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) em seus negócios como parte de seu programa de reestruturação anunciado no verão…

Chefes de gestão de ativos têm conhecimento limitado sobre riscos cibernéticos, adverte FCA (The Actuary) A maioria dos membros do conselho em empresas de gestão de ativos e bancos não tem pleno conhecimento sobre os riscos cibernéticos específicos que enfrentam, de acordo com a Financial Conduct Authority (FCA)…

Como o cibercrime e sua cobertura amadureceram em 2018 (Insurance Business Magazine) Os criminosos cibernéticos estiveram ocupados neste ano ao mirar entidades públicas e privadas, com os recentes hacks do HSBC e do Facebook que foram descobertos…

Como a telemática está transformando o cenário do seguro de automóveis (Insurance Business Magazine) Os avanços inovadores na indústria de seguros automotivos levaram à evolução e implantação de novos produtos e serviços usando a telemática da internet das coisas (IoT), como o seguro baseado no uso (UBI, na sigla em inglês)…

Macroeconomia e Resseguro

Perspectivas são negativas para o mercado de resseguros no Brasil, aponta AM Best (Reinsurance News) O mercado de resseguros do Brasil recebeu uma avaliação negativa da AM Best, com a agência de rating citando persistentes incertezas macroeconômicas e políticas; um ambiente de taxa de juros em declínio, o que levou a menores receitas de investimento; flutuações cambiais; e as condições do mercado de resseguro ainda em evolução…

Autoridades continuarão a reduzir o risco financeiro em 2019 (Asia Insurance Review) O Banco Popular da China (PBOC) ampliará o uso de seu novo mecanismo de avaliação macroprudencial (MPA), atualmente voltado para bancos, a outras instituições financeiras, de acordo com o presidente do banco central, Sr. Yi Gang...

Denunciantes do setor de saúde receberão recompensas financeiras (Asia Insurance Review) As autoridades do setor de seguros da China distribuirão recompensas financeiras àqueles que denunciarem fraudes de saúde como parte de uma luta contínua contra a fraude, de acordo com uma circular divulgada pela National Healthcare Security Administration e o Ministério das Finanças…

A partir de 1º de janeiro, o IRDAI, supervisor de seguros indiano, permitirá a separação da cobertura de acidentes pessoais em apólices de auto (The Economic Times of India) Em outubro, os proprietários de carros e de veículos de duas rodas foram atingidos por uma decisão da Autoridade Reguladora e de Desenvolvimento de Seguros da Índia (IRDAI). A instituição aumentou o valor obrigatório da cobertura de acidentes pessoais de Rs 1 lakh para Rs 15 lakh e, assim, elevando o custo…

Regulador indiano facilita regras de seguro de acidentes pessoais para proprietários de veículos (Asian Insurance Review) O órgão regulador de seguros da Índia anunciou que os proprietários de carros e de veículos de duas rodas podem substituir a cobertura de acidente pessoal compulsório (CPA) vencida por um contrato autônomo a partir de 1º de janeiro de 2019…

Regulador indiano mantém regra de primeira oferta para GIC Re (Reinsurance News) A Autoridade Reguladora de Seguros da Índia (IRDAI) anunciou que manterá suas regras de preferência, que exigem que as cedentes deem a primeira oferta em contratos de resseguro ao único ressegurador doméstico ativo do país, GIC Re…

As agências de resseguradoras estrangeiras agora podem competir com as rivais domésticas (Asian Insurance Review). As agências de resseguradoras estrangeiras (FRBs) na Índia, em uma medida inovadora, agora poderão concorrer a contratos de resseguro junto a resseguradoras indianas…

Regras de capital a serem revisadas para atrair mais seguradoras que ofereçam linhas específicas (Asia Insurance Review) O regulador de seguros da Índia (IRDAI) está em processo de ajustes nas exigências de capital para companhias de seguro, de acordo com o Sr. Nilesh Sathe, membro da autoridade reguladora…

CEOs de seguros são encorajados a tornar suas empresas "grandes e sexys" (Asia Insurance Review) O Sr. Wiroyo Karsono, presidente conjunto da Associação de Seguros de Vida da Indonésia (AAJI) e CEO da Bhinneka Life, disse que trabalhar na indústria de seguros atualmente não atrai as mentes da geração dos millenials...

Um em cada três adultos tem seguro de vida (Asia Insurance Review) Um em cada três neozelandeses (34%) com 18 anos ou mais têm seguro de vida, enquanto oito em 10 têm pelo menos um tipo de investimento, sendo o KiwiSaver o mais comum (66%), de acordo com os resultados de uma pesquisa encomendada pela Financial Markets Authority sobre a opinião dos consumidores sobre o comportamento dos prestadores de serviços financeiros…

Outras

Tentando convencer os clientes de seguros sobre uma "venda difícil" (Insurance Business Magazine) "Isso não vai acontecer comigo”...

Apenas um em cada cinco clientes acredita que as seguradoras valorizam sua lealdade (Life Insurance International) Apenas um em cada cinco clientes acredita que sua empresa de seguros reconheceu e recompensou sua lealdade, revelou uma nova pesquisa da empresa de lealdade e benefícios aos clientes, Collinson...

Organizações comerciais saúdam mudanças FATCA (The Insurer - Registre-se gratuitamente para ler este artigo) Os organismos de seguros de ambos os lados da moeda acolheram mudanças propostas pelo Tesouro dos EUA e IRS para o Foreign Account Tax Compliance Act (FATCA)...

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777