Governo Federal e o combate ao Aedes aegypti

04 de Fevereiro de 2016

Governo Federal e o combate ao Aedes aegypti

Dia 4 de fevereiro é o Dia da Faxina nos estabelecimentos de saúde

O Governo Federal organiza para esta quinta-feira, dia 4, uma grande mobilização nos estabelecimentos de saúde de todo o país para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, agora, também do chikungunya e do vírus zika, doença que pode causar microcefalia em bebês.

Para combater o mosquito, todos precisam estar envolvidos com as medidas de prevenção e controle. Sugere-se que o “Dia da Faxina” dos estabelecimentos de saúde comece com uma breve reunião do dirigente da unidade com os responsáveis pelos diferentes setores para informar a grave situação da presença do Aedes aegypti e suas consequências, explicar e orientar a ação a ser realizada nesse dia. Cada local precisa ser inspecionado em busca de focos do mosquito e seus criadouros. Ao final do dia, deve ser realizado um balanço e registro sintético da “faxina”, anotando as medidas de monitoramento e de sustentabilidade para que cada ambiente continue limpo, seguro e livre do Aedes aegypti.

Para auxiliar e subsidiar os gestores e profissionais de saúde, o Ministério da Saúde também preparou uma série de informes e protocolos. Acesse aqui os materiais.

Mobilize-se, entre nessa campanha e contribua para que cada um seja multiplicador dessas importantes ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya nos ambientes de trabalho, doméstico e comunitário. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro.

© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777