IOSCO declara que questões ASG impactam as operações de negócio, os riscos e o retorno financeiro dos investidores

18 de Janeiro de 2019

IOSCO declara que questões ASG impactam as operações de negócio, os riscos e o retorno financeiro dos investidores

Segundo a entidade, tais aspectos devem ser comunicados aos investidores devido à importância para as tomadas de decisão

A Organização Internacional de Valores Mobiliários (IOSCO, na sigla em inglês) publicou hoje, dia 18 de janeiro, uma declaração que define a importância de os emissores de valores imobiliários considerarem a inclusão de questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na divulgação de material informativo para as decisões dos investidores.

A declaração está alinhada aos Objetivos e Princípios de Regulamentação de Valores Mobiliários da entidade, que visam proteger os investidores, assegurar que os mercados sejam justos, eficientes e transparentes e reduzir o risco sistêmico, entre outros.

Em relação ao Princípio 16, que declara que os emissores devem fornecer “divulgação completa, precisa e oportuna de resultados financeiros, risco e outras informações que sejam importantes para as decisões dos investidores”, a IOSCO enfatiza que as questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) são relevantes - embora às vezes sejam caracterizadas como não-financeiras - por terem o potencial de gerar impacto significativo de curto e longo prazo sobre as operações de negócios, bem como sobre os riscos e retornos para os investidores e suas decisões de investimento e voto.

Contando com representantes de mais de 100 países, a IOSCO é um importante fórum internacional para as autoridades reguladoras dos mercados de valores e derivativos.

>> Clique aqui para ler a íntegra da declaração da IOSCO, em inglês

© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777