Seminário "Democracia Econômica e Envelhecimento Populacional no Brasil: desafios e perspectivas para políticas públicas”

20 de Agosto de 2018

Seminário "Democracia Econômica e Envelhecimento Populacional no Brasil: desafios e perspectivas para políticas públicas”

Evento acontece hoje e reúne representantes da ONU e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Acontece hoje o seminário “Demografia Econômica e Envelhecimento Populacional no Brasil: desafios e perspectivas para políticas públicas”, que reúne representantes da ONU e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em Brasília. O envelhecimento populacional no Brasil, seus impactos nas contas públicas e as políticas públicas necessárias para mitigar seus efeitos serão os temas centrais do evento.

O envelhecimento da população ocorre em âmbito mundial, mas seu ritmo acelerado em países em desenvolvimento traz maiores preocupações, como no Brasil. A França, por exemplo, precisou de 116 anos para dobrar a sua população acima de 65 anos de 7% para 14% no total. Estimativas apontam que o Brasil levará, para o mesmo movimento, apenas 21 anos. Alguns dos produtos do setor de seguros estão entre as alternativas para mitigar a pressão de custos nas despesas públicas, como os planos de previdência ou Prev Saúde, um plano de previdência destinado a cobrir despesas de saúde no futuro.

Aberto ao público, o evento aborda também temas como o investimento em educação, mercado de trabalho, igualdade de gênero, ajuste fiscal e política monetária. Além das instituições organizadoras, o seminário conta com a presença de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Ministérios e Secretarias do Governo Federal, Banco Mundial, CEPAL e academia.

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777