CAPITALIZANDO: Natanael de Castro explica como os funcionam os títulos da modalidade incentivo voltados para as empresas

03 de Agosto de 2018

CAPITALIZANDO: Natanael de Castro explica como os funcionam os títulos da modalidade incentivo voltados para as empresas

Confira a entrevista do presidente da Comissão de Produtos e Coordenação da FenaCap

1. Como um título de capitalização pode contribuir para o crescimento de uma empresa?

Por meio do título de capitalização da modalidade de Incentivo, há soluções simples que, combinadas a sorteios, atendem de maneira efetiva a novas e crescentes demandas do mercado de promoções comerciais. Dentro dessa modalidade, voltada exclusivamente para pessoas jurídicas, os sorteios da capitalização assumem funções distintas: uma de caráter promocional, outra de fidelização.

2. Exemplifique como funciona essa modalidade?

Um exemplo bastante ilustrativo é o de vinculação do sorteio presente no título de capitalização de Incentivo a produtos como seguros de vida e de acidentes pessoais. Esse tipo de utilização não traz qualquer ônus ao cliente e é muito eficaz para a fidelização e a manutenção da adimplência, pois só concorrem aos prêmios quem estiver em dia com os pagamentos. Nesses casos, os sorteios geralmente são realizados durante toda a vigência das apólices, constituindo um benefício "em vida" para os consumidores, o que é um atrativo adicional e um estímulo à aquisição dos referidos seguros. Na modalidade de Incentivo promocional, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios gratuitamente. É uma forma de alavancar vendas, atrair novos consumidores, girar estoque e estreitar o relacionamento com os clientes. O atrativo dos sorteios é indiscutível.

3. Como são feitas as premiações?

Os títulos de capitalização de incentivo permitem realizar promoções dinâmicas e criativas, de forma simplificada e ágil. Os prêmios de sorteios são pagos em dinheiro, sendo opcional o recebimento em bens. E como as empresas de capitalização se responsabilizam por toda a operacionalização dos sorteios, há segurança de que os clientes contemplados receberão os prêmios a que têm direito. Os produtos são aprovados pela Susep, responsável também por fiscalizar essas operações, conferindo ainda mais transparência a todo o processo.

4. Quanto representa a modalidade no segmento de segmento de capitalização?

A modalidade Incentivo representa 11% do segmento e está cada vez mais se consolidando como alternativa para empresas que pretendem alavancar seus negócios.

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777