Pesquisa aponta capitalização como segunda opção dos brasileiros, depois da poupança

16 de Novembro de 2018

Pesquisa aponta capitalização como segunda opção dos brasileiros, depois da poupança

Levantamento foi realizado pela CNDL e SPC, abrangendo 12 capitais das cinco regiões brasileiras

Pesquisa sobre opções de investimentos realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) constatou que os títulos de capitalização aparecem em segundo lugar na preferência dos entrevistados, sendo a opção de 53% deles, ficando atrás apenas da caderneta de poupança, que aparece em primeiro lugar, com 89%.

Embora não possa ser considerado como investimento e sim um instrumento para desenvolvimento da disciplina financeira, o título de capitalização da modalidade Tradicional, por seu aspecto lúdico, comprovadamente contribui para mudanças de comportamento, estimulando as pessoas a juntar dinheiro.  O mecanismo da carência, previsto no contrato de capitalização, associado às chances de premiação, permite desenvolver o hábito de economizar primeiro para gastar depois. Durante o prazo de carência, em geral de 12 meses, não é possível mexer no dinheiro guardado.  Isso ajuda a formar reservas, seja para realizar algum projeto ou mesmo para fazer frente a alguma emergência financeira. Ao longo de toda vigência do título de capitalização, ao mesmo tempo em que guarda dinheiro, o cliente conta com a possibilidade de ser sorteado uma ou mais vezes.

O levantamento realizado pela CNDL e SPC abrangeu 12 capitais das cinco regiões brasileiras e ouviu 800 homens e mulheres com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais.

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | FenaCap | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777