Prazo para recadastramento de corretores acaba em 30 de setembro

05 de Julho de 2017

Prazo para recadastramento de corretores acaba em 30 de setembro

Quem não realizar o procedimento pode ter o registro suspenso

O prazo para o recadastramento dos corretores de seguro pelo site da Susep (www.susep.gov.br) se encerra em 30 de setembro. Caso o profissional não faça o procedimento dentro do período estabelecido, poderá ter seu registro suspenso, ficando impedido de intermediar negócios até a regularização de seu cadastro.

Os corretores que ainda não realizaram o recadastramento, que ocorre a cada três anos, podem contar com o apoio do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) na solicitação e acompanhamento do processo, contactando a entidade por meio do e-mail secretaria@ccsrj.com.br.

Após efetuarem o recadastramento, quem estiver com registro suspenso devido a sanção administrativa ou a pedido, permanecerá nesta situação até que cesse o respectivo impedimento. Já os que estiverem com o registro cancelado e quiserem regularizar seu cadastro deverão solicitar um novo registro através de um pedido de concessão.

Com base no acordo de cooperação técnica entre a Susep e o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor) foi criada uma linha direta para o esclarecimento de dúvidas sobre o recadastramento. Para acessar o serviço, basta ligar para (21) 3233-4146, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Veja situações que poderão surgir na consulta:

  1. Não finalizado” – o profissional deve concluir o processo o quanto antes, pois a permanência nessa situação por mais de 60 dias implicará o cancelamento automático do pedido;
  2. Em exigência” – indica que foram observadas inconsistências no preenchimento dos dados cadastrais ou nos documentos anexados. O corretor deve cumprir as exigências informadas e finalizar novamente o pedido. A permanência nesta situação por mais de 60 dias também implicará no indeferimento do pedido;
  3. Aguardando análise” – o pedido ainda não foi distribuído;
  4. Em análise” – já foi distribuído para análise;
  5. Deferido” – indica que o pedido de recadastramento foi aprovado pela Susep e as informações cadastrais do corretor foram atualizadas com êxito;
  6. Indeferido” – o pedido não foi aprovado devido ao não preenchimento de todos os requisitos exigidos. Se o pedido for indeferido, o corretor de seguros poderá gerar uma nova solicitação de recadastramento, desde que o prazo estipulado não tenha se esgotado.
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