Podcast Sobre Saúde

Por dentro da Saúde Suplementar

Aqui você confere entrevistas da Radio CNseg com lideranças e  especialistas do mercado comentando os principais temas do setor de saúde.

title

Programa Nacional de Controle do Tabagismo

17 de julho de 2018

Presente no Brasil desde o final da década de 80, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo da Secretaria do Ministério da Saúde integra medidas legislativas e econômicas, além de ações educativas e de comunicação, dando atenção à saúde, com o objetivo de reduzir o número de fumantes e os males causados pelo consumo do cigarro. “Estudos mostram que o cigarro está diretamente relacionado às doenças que mais acometem e matam pessoas, como as cardiovasculares e o câncer”, explica Ana Helena Rissin, responsável pelo programa e representante da Secretaria Municipal de Saúde do RJ.

title

Reajuste dos planos individuais e coletivos

10 de julho de 2018

No programa de hoje, o economista e professor da PUC-Rio Luiz Roberto Cunha explica quais diretrizes a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) segue para realizar os reajustes dos planos de saúde individuais e coletivos, além da relação com o aumento da idade média do brasileiro. “A população brasileira está envelhecendo e quanto mais você usa o plano, mais os custos aumentam, o que acaba levando a essa difícil situação.” Confira!

title

Regulação dos Planos com Coparticipação e Franquia

3 de julho de 2018

A Resolução 433 de 2018 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) trouxe duas alterações: a introdução da franquia anual e a clareza na regulação. O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Werson Rêgo, explica que a regulação “garante ao consumidor mais transparência e mais informação”.

title

ANS anuncia novo reajuste nas mensalidades dos planos de saúde

26 de junho de 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) conseguiu derrubar a liminar do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e anunciou um reajuste de 10% na mensalidade dos planos individuais. O economista e professor da PUC-Rio Luiz Roberto Cunha destaca que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) não poderia ser usado como parâmetro para o reajuste dos planos de saúde.


title

Lei dos planos de saúde sob a ótica empresarial

19 de junho de 2018

O programa de hoje é o último da série de entrevistas sobre os 20 anos da lei dos planos de saúde. Para o diretor de desenvolvimento de pessoas e responsável pela saúde corporativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Brasil, Luiz Edmundo Rosa, a lei dos planos de saúde trouxe uma importante regulamentação para a atividade da saúde suplementar, que há 20 anos já começava a ganhar espaço relevante na vida do cidadão brasileiro. Razão pela qual as empresas passaram a oferecer, fortemente, esse benefício. “Hoje, dois terços de tudo que se paga aos planos de saúde, os quais a lei regula, vêm de empresas que financiam esse benefício a seus funcionários e dependentes.”

title

Lei 9.656 sob a visão da ANS

12 de junho de 2018

A série de entrevistas sobre os 20 anos da Lei dos Planos de Saúde continua. A diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Karla Coelho, afirma que “esse conjunto de normas junto com a criação da agência se tornou o principal marco do setor de saúde suplementar.”

title

20 anos da Lei dos Planos de Saúde

5 de junho de 2018

No último domingo (03), a Lei 9.656, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, completou duas décadas. Para a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz, a lei “trouxe muito mais solidez e confiabilidade ao setor e garantias para que as empresas assegurassem as obrigações assumidas. E garantias aos consumidores”.

title

Lei dos planos de saúde completa duas décadas

29 de maio de 2018

No próximo dia 3 de junho, a Lei 9.656 – que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde – completará 20 anos. A advogada e professora de Direito do Consumidor na PUC-SP, Maria Stella Gregori, faz um balanço dessas duas décadas e do que considera necessário para o avanço da lei.

title

Brasileiros estão mais preocupados com a saúde bucal

22 de maio de 2018

O número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos está em constante crescimento. Em março deste ano, já eram 23 milhões de pessoas protegidas por essa modalidade de seguro que comparado ao mesmo período de 2017, mostra um aumento de pouco mais de 1 milhão de novos usuários. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), Geraldo Almeida Lima, afirma que existem alguns fatores que explicam esse crescimento. Segundo ele, o primeiro deles é o fator cultural, o Sindicato tem percebido o aumento da conscientização da população brasileira sobre a importância da saúde bucal.

title

Portabilidade de planos de saúde

15 de maio de 2018

A portabilidade de carências é a possibilidade do beneficiário de um plano de saúde trocar o seu produto por outro, sem que haja necessidade de cumprimento de novos prazos de carência. O gerente geral de Regulatória da Estrutura dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rafael Vinhas, explica que para essa troca “o beneficiário pode consultar no Portal da ANS quais são os planos compatíveis para que ele possa exercer a portabilidade”.

title

Desdobrando o direito à informação

8 de maio de 2018

O direito à informação na contratação de planos ou seguros de saúde é uma pauta importante no escopo da Saúde Suplementar. A gerente jurídica da FenaSaúde, Mônica Costa, afirma que as principais informações que os consumidores devem buscar na hora da contratação de um plano ou seguro de saúde são em relação à operadora, se tem registro regular no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o tipo de plano ou seguro que pretende contratar, a cobertura que pretende adquirir, além de consultar a rede credenciada e os prazos de carência e eventuais coberturas parciais temporárias.

title

Evento em Recife debate a Saúde Suplementar

2 de maio de 2018

O Ministério Público de Pernambuco com apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar realizou, em Recife, o Seminário Direito dos Usuários de Planos de Saúde. O evento discutiu as principais demandas em planos coletivos e a judicialização da saúde suplementar. A promotora de justiça e coordenadora do centro de apoio operacional as promotorias de defesa do consumidor do estado de Pernambuco, Liliane da Fonseca, comenta a importância do evento e avalia como positiva a realização do seminário.

title

Franquia e coparticipação nos planos de saúde

24 de abril de 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) discute proposta de normativo que atualiza a possibilidade de contratação de planos de saúde com franquia ou coparticipação. O diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, afirma que os mecanismos são opcionais, ou seja, o consumidor pode optar ou não pelo plano com essas características.

title

Cuidados com a sua voz

17 de abril de 2018

No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. A data teve início no Brasil, em 1999, e só depois foi disseminada pelo mundo. A professora da UFRJ e especialista em voz, Ana Ruas, comenta que “o Dia Mundial da Voz é muito importante para conscientizar as pessoas sobre os riscos das alterações de voz (…) e que os cuidados com a voz têm que ser observado com muito carinho”.

title

 

Bons ventos para a Saúde Suplementar

10 de abril de 2018

O Brasil sai de uma crise em que todos os setores econômicos foram atingidos, o que não foi diferente com a Saúde Suplementar. O diretor de desenvolvimento setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Rodrigo Aguiar, afirma que “nos últimos anos, o setor sofreu com a perda de beneficiários, o que compromete a sustentabilidade do setor (…) mas, felizmente a tendência de queda de beneficiários foi interrompida (…) o que demonstra que a crise aparentemente já passou e a partir de agora há retomada do processo de desenvolvimento.”

title

Atitudes de prevenção ao câncer

3 de abril de 2018

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer é a segunda maior causa de morte natural no Brasil, ficando atrás apenas das mortes causadas por problemas cardíacos. O chefe da divisão de detecção precoce do câncer no INCA, o doutor Arn Migowski, comenta que o tabagismo é uma das principais causas da doença: “De forma geral, para prevenção do câncer, a recomendação mais importante é não fumar, pois o tabagismo, como fator isolado, é o fator de risco mais perigoso no desenvolvimento da doença”.

title

Cresce número de beneficiários de planos de saúde

27 de março de 2018

No início de 2018, o número de beneficiários de planos de saúde cresceu no Brasil, após retração desse indicador no ano passado. O superintendente de regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, afirma que “a saúde suplementar vem surpreendendo positivamente (…) especialmente na contratação de planos de saúde coletivos empresariais”.

title

Papel da Ouvidoria na ANS

20 de março de 2018

O papel da Ouvidoria em um órgão regulador como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é “a interlocução com a sociedade, buscando aprimorar os processos dos trabalhos internos”, explica a ouvidora substituta da ANS, Alessandra Lobo.

title

As relações de consumo na área da saúde

13 de março de 2018

Na semana em que são comemorados os dias do Ouvidor e do Consumidor, a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, avalia a relação entre os consumidores e os planos de saúde. Solange comenta o papel das ouvidorias das operadoras no auxílio aos clientes.

title

“Caneta” detecta célula cancerígena em 10 segundos

6 de março de 2018

A professora de química na Universidade do Texas, Livia Eberlin, explica que a tecnologia coloca o poder de decisão cirúrgica na mão dos cirurgiões e comenta que “uma das maiores dificuldades durante um processo cirúrgico é saber onde o tumor terminou e onde começa o tecido normal”. A expectativa é de que os testes tenham início no Texas, ainda esse ano.

title

Planos de saúde em pauta no STF

27 de fevereiro de 2018

O Supremo Tribunal Federal decidiu manter o dispositivo que regula a obrigatoriedade dos planos de saúde de reembolsar o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a FenaSaúde, a decisão não vai trazer impacto prático nem operação das operadoras nem nos valores das mensalidades dos planos de saúde.

title

Beneficiários de planos de saúde se preocupam mais com o bem-estar

20 de fevereiro de 2018

Uma análise da FenaSaúde baseada na pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2016, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mostra que os brasileiros beneficiários de planos de saúde estão se cuidando melhor. O estudo revela que 42,3% dos adultos maiores de 18 anos, que possuem planos de saúde, praticam mais atividade física.

title

Partos no verão: cuidado na hora de antecipar um nascimento

15 de fevereiro de 2018

As comemorações de fim de ano e o Carnaval fazem com que as mulheres fiquem mais propensas a organizarem o nascimento de seus filhos. Por consequência, há um aumento no número de cesarianas realizadas de maneira desnecessária e isso faz com que mais bebês nasçam prematuros. A gerente de regulação de saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio, faz um alerta para a prematuridade, que é um dos maiores fatores de risco de doenças e mortes em crianças. “Uma cesariana realizada sem indicação aumenta em 120 vezes a chance de o bebê nascer com problemas respiratórios.”

title

Entenda os Seguros de Pessoas | Tudo sobre a cobertura de Indenização Hospitalar

9 de fevereiro de 2018

Uma das coberturas adicionais do Seguro de Vida é a de Indenização Hospitalar. O diretor de Marketing Office da Prudential do Brasil, Marcelo Eboli, explica as diferenças entre essa cobertura e os planos de saúde. “Normalmente o plano de saúde pode ser caracterizado por um atendimento de uma rede credenciada ou reembolso de despesas de atendimento médico. Já a cobertura de internação hospitalar, que é um seguro dentro do ramo de Pessoas, prevê o pagamento de uma renda com valor pré-estipulado (uma diária) para atender as necessidades do segurado em consequência de uma internação, que pode ser tanto por acidente quanto por doença.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Regulamentação do plano de saúde para empresário individual

8 de fevereiro de 2018

Entrou em vigor a Resolução Normativa nº 432 que regulamenta a contratação de plano de saúde coletivo empresarial para o empresário individual. O diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, comenta os impactos para o setor. “Essa resolução veio para aperfeiçoar o mercado desses contratantes que são empreendedores individuais. Eles já vinham contratando planos de saúde, mas notava-se que muitas pessoas não entendiam bem o que tinham adquirido. Ela veio para disciplinar essa venda para empreendedores individuais.”.

title

Vigitel e o perfil do consumidor brasileiro de planos de saúde

1º de fevereiro de 2018

Promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Vigitel é uma pesquisa que tem o objetivo de entender o perfil dos brasileiros contratantes dos planos de saúde suplementar e monitorar os fatores de risco que causam doenças crônicas. Para a gerente de Monitoramento Assistencial da ANS, Katia Audi, o Vigitel auxilia na elaboração de “políticas e na alteração do modelo assistencial, pode propor ações de promoção de saúde e de prevenção de doença voltadas para a qualidade de vida da população.”

title

Fracionamento da vacina contra a febre amarela

25 de janeiro de 2018

É natural que em caso de doenças com algum risco de transmissão haja uma comoção coletiva entre os cidadãos preocupados com a sua proteção. Para amenizar a ansiedade da população sobre o fracionamento da vacina, a Rádio CNseg entrevistou a gerente de Regulação em Saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio. Ela explica que as doses fracionadas são “uma medida de emergência que se adota quando existe um estoque limitado de vacina e se precisa fazer uma vacinação em massa na população.”. A campanha de vacinação contra a febre amarela foi antecipada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo para este dia 25 de janeiro.

title

FenaSaúde debate o impacto regulatório na saúde e os novos modelos de reajustes

18 de janeiro de 2018

O 2º Workshop de Análise do Impacto Regulatório acontecerá no próximo dia 26, no Rio de Janeiro. O evento organizado pela FenaSaúde reunirá representantes da área da saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, além da área acadêmica. O objetivo do encontro é debater a questão da regulação de novos modelos de reajustes dos planos de saúde, especificamente dos planos individuais. Ouça a entrevista com o superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal. “É um momento da gente tentar compreender as causas desse crescimento dos custos e efetivamente o que pode ser feito para tornar essa curva de custos na área de saúde menos agressiva.”

title

Partos no verão: cuidado na hora de antecipar um nascimento

11 de janeiro de 2018

As comemorações de fim de ano fazem com que as mulheres fiquem mais propensas a organizarem o nascimento de seus filhos. Por consequência, há um aumento no número de cesarianas realizadas de maneira desnecessária e isso faz com que mais bebês nasçam prematuros. A gerente de regulação de saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio, faz um alerta para a prematuridade, que é um dos maiores fatores de risco de doenças e mortes em crianças. “Uma cesariana realizada sem indicação aumenta em 120 vezes a chance de o bebê nascer com problemas respiratórios”, complementa.

title

Poupança x Planos de Saúde

4 de janeiro de 2018

Fazer uma poupança para garantir o futuro ou contratar um plano de saúde? A advogada e especialista em direito do consumidor Angélica Carlini explica aos ouvintes quais os prós e contras de cada opção. De acordo com ela, o melhor é a pessoa se prevenir de ambas as formas, já que a poupança garantiria a realização de procedimentos eventualmente não cobertos pelo plano.

title

Plano Empresarial

28 de dezembro de 2017

O momento econômico e político pelo qual o Brasil está passando, exige das empresas otimização e redução gastos, e a contratação de planos de saúde para funcionários pode auxiliar bastante o planejamento financeiro da corporação. O diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, afirma que “empresa e funcionários, via RH, devem buscar um plano que atenda o conjunto dos colaboradores e seus familiares e caiba nas possibilidades da empresa”. Ele ainda dá mais dicas de como realizar essa redução sem que os colaboradores sejam prejudicados. Ouça a entrevista completa!

title

Relação médico-paciente

21 de dezembro de 2017

A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, diz como o paciente deve abordar o médico durante as consultas e internações. “É importante que os pacientes, os consumidores, se vejam também como parte da tomada de decisão. Por maior e melhor autoridade que o médico tenha, a decisão tem que ser compartilhada pela pessoa.” Segundo ela, isso evita procedimentos desnecessários. “Hoje, o desperdício é enorme.”

title

População idosa cresce e eleva custos

14 de dezembro de 2017

A população de idosos no Brasil deve mais que triplicar nas próximas décadas, passando de 20 milhões em 2010 para 65 milhões em 2050. A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, comenta os impactos desse crescimento na saúde suplementar. “Hoje, o custo assistencial per capita dobra dos 54 para os 59 anos. Então teremos um custo assistencial bem agravado com essa maior participação dos idosos.” Ouça a entrevista completa!

title

A caixa preta da saúde no Brasil

7 de dezembro de 2017

O superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, Luiz Augusto Carneiro, fala sobre o primeiro Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, do IESS, produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O documento visa a promover a transparência das informações e dos indicadores de qualidade assistencial e de segurança do paciente no sistema brasileiro de saúde. “Esse é um problema que já foi resolvido nos países desenvolvidos e que precisamos resolver por aqui.” A cada cinco minutos, três brasileiros morrem nos hospitais por falhas que poderiam ser evitadas.

title

Seguro Viagem: proteção para acidentes e problemas de saúde é indispensável

1 de dezembro de 2017

O professor e coordenador da Escola Nacional de Seguros, José Antonio Varanda, fala sobre a importância da contratação do Seguro Viagem para evitar contratempos nas viagens de lazer e a trabalho. Segundo ele, as coberturas para acidentes e problemas de saúde são indispensáveis. Varanda também explica a diferença entre Seguro Viagem e assistência de viagem.

title

O preço dos planos de saúde

30 de novembro de 2017

O superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, explica por que os planos de saúde são caros. Ele diz que, tanto no Brasil quanto no resto do mundo, o custo da saúde tem subido muito. Isso tem a ver com o processo de envelhecimento da população, além da tecnologia e do próprio desenvolvimento da medicina. “Antigamente, as pessoas viviam até os 40 anos. Com a tecnologia e o desenvolvimento da própria medicina, essa longevidade começou a aumentar dramaticamente, e com elas vieram as doenças crônicas e os custos.” Ouça a entrevista completa!

title

FenaSaúde defende nova lei para planos de saúde

23 de novembro de 2017

O diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, comenta que muita coisa mudou desde a aprovação, há quase 20 anos, da lei 9.656, que regulamentou o funcionamento da saúde suplementar no Brasil. Segundo ele, as relevantes mudanças em uma sociedade em processo acelerado de envelhecimento trazem consequências para as quais o setor precisa estar alerta. “A tecnologia médica mudou muito de 20 anos para cá. É preciso, portanto, atualizar a lei, que foi boa quando lançada.”

title

Novo Rol de Procedimentos da ANS

16 de novembro de 2017

O Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é revisto a cada dois anos por grupos de especialistas e representantes de vários setores. Serão incorporados agora 18 novos procedimentos para o tratamento de diversos tipos de doença, inclusive o câncer. “Avaliamos tanto a questão da rede disponível quanto os procedimentos que geram mais benefícios para a saúde das pessoas”, explica Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS.

title

Informação é fundamental para evitar o desperdício na saúde

16 de novembro de 2017

Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde, destaca que o cliente bem informado e que conhece os seus direitos e deveres em relação aos planos de saúde passa a ter mais responsabilidade com a própria saúde. “Deve-se também estimulá-lo a questionar. Não é debater com o médico, que é o profissional, mas mostrar que tem interesse pelo melhor cuidado.” Estudo divulgado esse ano pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) estima que cerca de R$ 22,5 bilhões dos gastos de operadoras de planos de saúde do país foram gerados indevidamente, decorrendo de fraudes e desperdícios.

title

A relação dos consumidores com a saúde suplementar

10 de novembro de 2017

A relação dos consumidores com os planos de saúde sempre está em pauta nas discussões da saúde suplementar. A advogada especialista em direito do consumidor Angélica Carlini acredita que a complexidade desse mercado não fica clara para o consumidor. “Em um universo tão ampliado, é natural que os conflitos e insatisfações aconteçam.”

title

Proteção do consumidor nas relações de Saúde Suplementar (parte final)

9 de novembro de 2017

A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, o diretor da Bradesco Saúde Flavio Bitter e a advogada Angélica Carlini reuniram-se na 8ª Conseguro para debater as questões relativas ao consumidor da saúde suplementar, que atende hoje 72 milhões de beneficiários. Na última parte do painel, eles falam sobre os avanços do atendimento ao consumidor desse setor.

title

VGBL Saúde

7 de novembro de 2017

O VGBL Saúde é um produto de acumulação e de aplicação mensal de dinheiro, semelhante aos produtos de previdência privada, que aguarda aprovação do Congresso. Permitiria ao trabalhador usar os recursos acumulados ao longo da vida para despesas de saúde na terceira idade. O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, está em análise no Senado. Saiba mais!

title

Proteção do Consumidor nas Relações de Saúde Suplementar (parte 2)

2 de novembro de 2017

A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, o diretor da Bradesco Saúde Flavio Bitter e a advogada Angélica Carlini reuniram-se na 8ª Conseguro para debater as questões relativas ao consumidor da saúde suplementar. Nesta segunda parte, eles discutem o desconhecimento dos consumidores sobre o custo dos procedimentos médicos e a questão dos desperdícios no setor.

title

Fraudes e desperdícios prejudicam toda a Saúde Suplementar

30 de outubro de 2017

Nos últimos três anos, os prejuízos com fraudes e desperdícios nos planos de saúde atingiram R$ 77,7 bilhões. Para o diretor da Bradesco Saúde Flavio Bitter, o consumidor precisa ter consciência de que, ao burlar o sistema, prejudica os outros usuários. “O consumidor não sente que tem um dever de ter boas práticas de saúde, para que não tenha fatores de risco, nem o dever de zelar por aquele recurso, que é um recurso coletivo. Então ele precisa ser conscientizado”, afirma Bitter.

title

Estados apresentam aumento em contratação de plano de saúde

27 de outubro de 2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar atualizou os números da Sala de Situação do setor relativos a setembro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, nove Estados apresentaram aumento de beneficiários em planos de assistência médica. A Sala de Situação é uma ferramenta disponibilizada no site da reguladora que mostra os números de beneficiários de planos de saúde e outros dados do setor com atualização mensal.

title

Famílias têm dificuldades de fazer planos de saúde

19 de outubro de 2017

Com a crise econômica e a queda da renda, muitas famílias acabam tendo dificuldades para manter um plano de saúde, acredita o diretor técnico de Produtos da Bradesco Saúde, Flavio Bitter. “A evolução que o custo da assistência tem tomado é incompatível com o aumento do PIB, da receita, dos salários. E aí, claramente, tanto as empresas quanto os indivíduos terão dificuldade em custear se algo estrutural não for feito”, disse Bitter. Em agosto, o setor voltou a registrar crescimento, com 69 mil novos beneficiários.

title

Problemas da saúde suplementar podem superar os da Previdência

12 de outubro de 2017

No 3º Fórum da Saúde Suplementar foram discutidos, entre outros assuntos, os abusos e desperdícios que geram prejuízos na saúde privada brasileira. Para o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, o problema da saúde suplementar é até mais grave que o da Previdência brasileira.

title

FenaSaúde lança guia de boas práticas contra o desperdício

5 de outubro de 2017

Uma das preocupações do setor de saúde suplementar é com o volume que se gasta com abusos e desperdícios. O superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, acredita que esse item seja o principal responsável pelas despesas. “O beneficiário está sendo colocado em risco”, diz. Para esclarecer e orientar o consumidor, a FenaSaúde produziu o guia “Boas Práticas para Evitar Desperdícios na Saúde”, a ser lançado no 3º Fórum de Saúde Suplementar, hoje e amanhã, em São Paulo.

title

Declaração de Saúde

4 de outubro de 2017

A Declaração de Saúde é o formulário preenchido pelo cliente na contratação do plano de saúde. Ela questiona sobre doenças preexistentes, ou seja, aquelas que o consumidor sabe que tem. Precisa ser redigida em linguagem simples, sem uso de termos técnicos ou científicos. O corretor não pode alterar a Declaração de Saúde nem acrescentar dados, e a responsabilidade pelas informações declaradas é do futuro beneficiário do plano, que deve checar o documento.

title

Prevenção à Dengue nos planos de saúde

14 de setembro de 2017

Na hora de se precaver contra a dengue, um simples exame pode fazer a diferença. Por conta disso, os planos de saúde em todo o território nacional têm obrigação de oferecer testes para detecção do vírus, que podem ser feitos tanto por meio de exames rápidos quanto pela chamada sorologia. Além disso, o consumidor pode fazer outros procedimentos, desde que a cobertura esteja prevista em sua apólice do plano de saúde. Fique ligado e se previna!

title

Junta médica e odontológica

14 de setembro de 2017

A gerente de Regulação de Saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio, fala sobre a norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar que estabeleceu critérios para a formação de junta médica ou odontológica para o atendimento de beneficiários de planos de saúde.

title

Novo rol de procedimentos da ANS pode ter impacto de R$ 5,4 bi

12 de setembro de 2017

Estudo da FenaSaúde estima o possível impacto das alterações em discussão para o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar. São medicamentos, exames e outros procedimentos que poderão virar obrigatórios nos planos de saúde, a partir de 2018. Saiba mais!

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Ouvidorias na saúde privada

31 de agosto de 2017

Apenas em 2016, as ouvidorias do segmento de Saúde Suplementar receberam aproximadamente 36 mil demandas de clientes. Nesse cenário, o atendimento ao consumidor vem ganhando protagonismo e está hoje no foco de novas estratégias do setor, afirma o presidente da Comissão de Ouvidorias da CNseg, Silas Rivelle. “A ouvidoria tem duas principais funções: ser a voz do cliente dentro da corporação e ser uma ferramenta estratégica de melhoria de processos.”.

title

Por dentro da Saúde Suplementar | O impacto da judicialização

24 de agosto de 2017

O impacto da judicialização no sistema de saúde suplementar é o tema da entrevista de hoje com a consultora na Prospectiva Consultoria Carolina Cavanha. Ela explica que um dos principais motivos da procura pela Justiça, no caso da saúde suplementar, passa por uma confusão com o conceito do Sistema Único de Saúde – no qual se entende que a saúde é universal e integral. “Esse conceito da saúde pública acaba resvalando na saúde suplementar. Às vezes se cobram dela os mesmos princípios cobrados do SUS.”

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Estudo sobre o impacto do novo rol de procedimentos

18 de agosto de 2017

A gerente de Regulação de Saúde da FenaSaúde, Vera Sampaio, esclarece as propostas de procedimentos em consulta pública, que podem entrar no Rol da ANS a partir de 2018. A Federação elegeu 16 procedimentos considerados prevalentes.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Plano de saúde acessível

10 de agosto de 2017

Sob os impactos da crise econômica, milhares de brasileiros vêm sendo forçados a reduzir seus gastos com planos de saúde. O cenário é preocupante e, por isso, o segmento de saúde suplementar debate hoje um importante projeto: o plano de saúde acessível. Para explicar o assunto, a Rádio CNseg conversa com a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes. “O exercício da cidadania preza essas mudanças necessárias frente à realidade que estamos vivendo hoje. Esse debate interessa a toda a nação.”

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Inflação médica

3 de agosto de 2017

É importante que o consumidor entenda como funciona a inflação médica, já que ela não tem relação com a inflação geral de preços. A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, explica que o custo geral médico está relacionado a fatores como inovação tecnológica, frequência da utilização do serviço, desperdícios, fraudes, entre outros. “A mensalidade é resultado da variação dessas despesas.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Saúde emocional

27 de julho de 2017

A saúde emocional é influenciada por diversos fatores da vida do indivíduo, mostra um estudo da SulAmérica feito com 13.550 segurados da companhia. “Saúde física, relações interpessoais, obesidade e horas de sono interferem substancialmente no equilíbrio emocional do indivíduo”, explica a diretora médica da SulAmérica, Tereza Veloso.

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Velhice Saudável

20 de julho de 2017

Neste último programa sobre a prevenção nas diversas fases da vida, conversamos sobre a velhice com a diretora executiva da Senior Concierge, Márcia Sena. Para ela, a partir dos 60 anos é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, além de prevenir o acidente que mais ocorre entre idosos: as quedas. “Uma das coisas de que ainda não se fala muito no Brasil é o planejamento do espaço residencial durante o processo de envelhecimento. Hoje, aproximadamente 70% dos casos de fratura em idosos que chegam ao pronto socorro são motivados por acidentes dentro de casa, ocasionados por tapetes, degraus e falta de iluminação.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Saúde bucal na maturidade

13 de julho de 2017

O cuidado com os dentes é fundamental em todas as etapas da vida, mas ganha importância especial na maturidade. Embora grande parte dos brasileiros não saiba, muitos problemas graves de saúde têm início na boca. Dando continuidade à série sobre a prevenção nas diversas fases da vida, a Rádio CNseg conversa hoje com a superintendente de Gestão de Qualidade da Odontoprev, Regina Juhas. “A prevenção é extremamente simples. O paciente deve fazer ao menos uma visita anual ao dentista, ficar atento se aparecer alguma lesão e procurar atendimento para que tenha um diagnóstico adequado.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Prevenção na juventude

6 de julho de 2017

A juventude é um período de mudanças e, por isso, propício à formação de hábitos saudáveis que se estenderão por muitos anos. Dando continuidade à série sobre a importância da prevenção à saúde nas diversas fases da vida, a Rádio CNseg conversa hoje com a clínica geral e superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Raquel Imbassahy. “A cultura do cuidado com a saúde precisa estar presente na sociedade como um todo. O estilo de vida de um jovem vai impactar de maneira decisiva na qualidade de vida e na capacidade funcional desse indivíduo, assim como em todo o processo natural do envelhecimento.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Obesidade Infantil

29 de junho de 2017

A regra é para toda a vida, mas se aplica principalmente quando o assunto é saúde: é sempre melhor prevenir que remediar. Com esse foco, a Rádio CNseg inicia hoje uma série de entrevistas sobre a importância da prevenção à saúde nas diversas fases da vida – a começar pela infância. De acordo com o pediatra e professor de Nutrologia Pediátrica da UFRJ, Hélio Rocha, é fundamental que se busque atualmente uma maior conscientização quanto aos perigos da obesidade infantil. “Esse é o principal problema a longo prazo das nossas crianças e é um impacto na vida dos futuros brasileiros.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Inverno e doenças respiratórias

22 de junho de 2017

Com a chegada do inverno, aumenta a exposição das pessoas a doenças respiratórias como gripe, resfriado, rinite e asma. Isso acontece porque o ar frio causa maior sensibilidade nas vias aéreas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. Algumas etapas básicas, no entanto, podem garantir uma proteção duradoura contra esses problemas: especialistas recomendam manter os ambientes da casa arejados, beber bastante líquido e trocar as roupas de cama com mais frequência. Para saber mais, confira o boletim Por Dentro da Saúde Suplementar de hoje!

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Regulação

15 de junho de 2017

O coordenador do Instituto de Economia Aplicada (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas, Armando Castelar, fala sobre o que é o risco, qual o seu custo em regulação, principalmente na saúde suplementar, e se a insegurança jurídica pode levar a uma judicialização mais forte na área.

title

Por dentro da saúde suplementar / Planos incorporam a sustentabilidade

8 de junho de 2017

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado no último dia 5, a CNseg promove nesta quinta-feira o II Encontro de Sustentabilidade e Inovação do Setor de Seguros. Em entrevista, a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, destaca a importância do tema para o mercado de saúde suplementar. “As operadores de planos privados de assistência à saúde têm um componente que é intrínseco à sustentabilidade, que é cuidar da saúde das pessoas, garantindo seu acesso ao que há de mais moderno e efetivo na medicina privada”, diz Solange. “A gente deve, portanto, garantir que as pessoas continuem tendo acesso à proteção e, para isso, precisa assegurar que as empresas disponham de um ambiente regulatório que incentive o crescimento da inovação, para que possa gerar valor para os seus acionistas e principalmente para os consumidores.” Ela fala também sobre os avanços obtidos nos últimos cinco anos em relação ao assunto.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Análise de impacto regulatório

1 de junho de 2017

O superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, fala sobre o Workshop “Análise de Impacto Regulatório”, realizado nesta quinta-feira na sede da CNseg. Segundo Leal, o evento busca mostrar à sociedade que existem ferramentas e metodologias para medir os efeitos e impactos das regulações e das leis no Brasil.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Reajuste dos planos individuais

25 de maio de 2017

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na última sexta-feira (19) o índice autorizado para o reajuste dos planos de saúde individual e familiar, fixado em 13,55%. O superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, explica quais foram os custos que tiveram maior influência nesse reajuste.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Balanço das operadoras de saúde

18 de maio de 2017

A crise tem afetado a participação das famílias brasileiras em planos de saúde. Para falar sobre o atual cenário do mercado das operadoras de planos de saúde no país e seu balanço de 2016,  a Rádio CNseg conversa hoje com o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin. Segundo ele, o que mais cresceu no ano passado foi a quantidade de exames complementares. “Em 2016, foram feitos 917 milhões; no ano anterior, haviam sido feitos 759 milhões.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Poupança x Planos de saúde

11 de maio de 2017

Fazer uma poupança para garantir o futuro ou contratar um plano de saúde? A advogada e especialista em direito do consumidor Angélica Carlini  explica aos ouvintes quais os prós e contras de cada opção. De acordo com ela, o melhor é a pessoa se prevenir de ambas as formas, já que a poupança garantiria a realização de procedimentos eventualmente não cobertos pelo plano.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar – Dr. José Luiz Gouveia

4 de maio de 2017

O ortopedista e cirurgião de coluna José Luiz Gouveia fala sobre a importância de uma segunda opinião médica na definição de diagnósticos. Ele destaca a necessidade de consultar sempre mais de um especialista, principalmente para casos de cirurgia.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar – Ministro Paulo de Tarso Sanseverino

27 de abril de 2017

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino explica como a opinião de médicos pode ajudar o Judiciário a tomar decisões mais adequadas em casos envolvendo planos de saúde e clientes.

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | Migração e adaptação de planos de seguro de saúde 

20 de abril de 2017

O superintendente de Regulação da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Sandro Leal, fala sobre os diferentes tipos de migração e adaptação nos contratos de seguro de saúde.

title

Por dentro da Saúde Suplementar – RS reduz fraudes para implantes de próteses e órteses

13 de abril de 2017

Aumento de custo para a saúde suplementar e para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, de quebra, uma conta pesada paga por toda a sociedade. Esse é o lamentável desdobramento das fraudes relacionadas a cirurgias desnecessárias para implantes de próteses e órteses que foram alvo de uma ampla articulação da Justiça com a polícia e o Ministério Público gaúchos. Sobre o tema, a Rádio CNseg ouviu o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ney Wiedemann Neto, que integrou um grupo para identificar fraudes jurídicas que atingem, sobretudo, o Sistema Único de Saúde (SUS).

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Empresas: aspectos para se levar em consideração ao contratar planos de saúde

6 de abril de 2017

Em época de crise e desemprego, quais os principais aspectos que gestores das empresas devem levar em consideração no momento da contratação de planos de saúde? O programa de hoje traz entrevista com o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, que dá algumas orientações sobre a melhor forma de contratar e revisar o modelo adotado de plano de saúde para que a empresa possa continuar a oferecer o benefício aos colaboradores. “Oferecer um bom plano de saúde é um diferencial competitivo para as empresas, pois contribui para atrair e manter os funcionários, além de dar segurança na hora que o colaborador e seus dependentes precisam de atendimento médico ou hospitalar.”

title

Por Dentro da Saúde Suplementar | FenaSaúde – Relação com Consumidores

30 de março de 2017

A advogada e ex-diretora da ANS Maria Stella Gregori comenta o último levantamento de saúde suplementar da FenaSaúde, que aponta redução do número de reclamações dos usuários nos canais oficiais de atendimento ao consumidor, como o SINDEC (Boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), a plataforma Consumidor.gov e a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar.

title

Por dentro da Saúde Suplementar | Escolhas necessárias para o futuro – reflexões para a saúde suplementar

23 de março de 2017

Continuando a série “As escolhas necessárias para o futuro em saúde suplementar”, o Chefe de Serviço de Clínica e Cirurgia da Coluna Vertebral do Hospital Beneficência Portuguesa, Edmond Barras, explica como o consumidor pode se orientar sobre a necessidade de uma cirurgia que envolva próteses e materiais de implante. “Estudos brasileiros e de fora, principalmente dos Estados Unidos, mostram que 60% das cirurgias de coluna são desnecessárias, o que é um número assustador.”

 

© Copyright 2016 | FenaSaúde | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777