Número de beneficiários de planos de saúde volta a crescer

15 de Março de 2017

Número de beneficiários de planos de saúde volta a crescer

23 estados e o Distrito Federal registraram aumento de consumidores em fevereiro

O setor de saúde suplementar incorporou, em fevereiro, aproximadamente, 144 mil beneficiários em planos de assistência médica e 143,1 mil em planos exclusivamente odontológicos, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta segunda-feira (13). O aumento de consumidores de planos de saúde interrompe sequência de 19 meses de queda desse indicador.

Segundo a ANS, os planos de assistência médica assinalaram maior crescimento de número de beneficiários no segmento empresarial. Na comparação com o primeiro mês de 2017, o setor registrou 158,9 mil beneficiários a mais neste tipo de contrato – crescimento de meio ponto percentual. Esse número é maior que o total porque nas demais modalidades de contratação – planos coletivos por adesão e individuais/familiares –, houve saída beneficiários.

Outro dado relevante é que o aumento no numero de consumidores foi registrado na maioria dos entes federativos. No total, 23 estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento de beneficiários em planos de assistência médica na comparação com janeiro. Somente Acre, Rondônia e Santa Catarina obtiveram retração.

“Nesses últimos dois anos de forte crise econômica, vimos mais de dois milhões e meio de pessoas perderem o beneficio do plano, seja pelo desemprego ou pela queda na renda. O aumento do número de beneficiários é um bom indicador da recuperação econômica que vem sendo noticiada, mas, em 2107, esse processo deverá ser lento e gradativo”, avalia Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde.

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | FenaSaúde | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777