Perguntas Frequentes - FenSeg

Perguntas Frequentes

 


O que compreende os seguros gerais?

O segmento de seguros gerais engloba os denominados seguros de danos e é composto por 13 grupos, de acordo com a classificação adotada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os seguros que estão inseridos dentro do segmento são: o seguro de automóvel, o seguro patrimonial, o seguro DPVAT, o seguro habitacional, o seguro de transportes, os seguros de riscos financeiros, o seguro rural, o seguro de crédito, o seguro de responsabilidade e o seguro de cascos.


Qual é o papel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)?

Criada em 2007 para compor o novo modelo de representação institucional do mercado segurador brasileiro, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) está voltada para o desenvolvimento das atividades específicas dos ramos de seguros do segmento denominado “seguros de danos”. A Federação possui 66 associadas, que atuam em todas as carteiras do segmento. Os trabalhos da FenSeg concentram-se, principalmente, nas comissões técnicas que discutem melhorias para cada uma das carteiras do segmento.  Atualmente, nove comissões estão ativas e são presididas por representantes das seguradoras associadas.


Quais são as carteiras de maior destaque no segmento?

A carteira de maior destaque entre os ramos dos seguros gerais é o seguro de automóvel, que responde por quase 50% da receita do segmento. Outra carteira que também é destaque é o seguro patrimonial, que engloba os seguros residencial, empresarial e de condomínio, entre outros. Os seguros DPVAT, habitacional e de transportes vêm logo em seguida, reforçando a importância para o mercado de seguros gerais. Outras carteiras com menor arrecadação como o seguro rural, o seguro garantia e o seguro de responsabilidade apresentam maior crescimento a cada ano.
 


De que forma a FenSeg colabora para estreitar o relacionamento das associadas com o consumidor?

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) trabalha intensamente com foco no fortalecimento da relação das seguradoras afiliadas com entidades, governo e sociedade. O bom relacionamento com o consumidor é fundamental para qualificar cada vez mais as operações de seguros, além de desenvolver o mercado segurador, elevando a sua importância para a economia do país. Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação de suas associadas com os consumidores, a FenSeg editou os Guias de Boas Práticas do Seguro de Automóvel e do Seguro de Garantia Estendida, valorizando a linguagem simples e de fácil acesso. As publicações trazem recomendações sobre as melhores práticas que devem ser adotadas em cada uma das carteiras, para a melhor utilização do seguro por parte da sociedade e para a adoção de medidas por parte das seguradoras que minimizem conflitos e ampliem a eficácia do seguro enquanto ferramenta de proteção social.
 

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