Voltar ao topo

14 de maio | Dia Continental do Seguro

14 de Maio de 2019 - Educação

Hoje, dia 14 de Maio, comemora-se o Dia Continental do Seguro, que tem o objetivo de ressaltar a importância desse setor para a sociedade e a economia, garantindo a proteção de pessoas e patrimônios. A celebração foi instituída oficialmente em 1948, durante a 2ª Conferência Hemisférica de Seguros, no México, marcando também a fundação da Federação Interamericana de Seguros (Fides).

Na avalição do presidente da CNseg, Marcio Coriolano, o “Dia Continental do Seguro é uma oportunidade de chamar a atenção da população e dos poderes públicos para os benefícios do seguro. No Brasil, para garantir os risco assumidos, o setor segurador investe em ativos que hoje somam mais de R$ 1 trilhão, recursos que ajudam a assegurar empregos, proteção, serviços, qualidade de vida e distribuição de renda.”

Em 2016, um vídeo produzido pela Fundación Mapfre  apresentou como seria o mundo sem seguros e seus impactos negativos para a economia e para toda a sociedade, demonstrando a importância e participação fundamental do seguro na vida das pessoas e nas atividades logísticas, econômicas e sociais do planeta.

O seguro representa também um importante arcabouço econômico. No Brasil, o setor equivale a 6,5 % do PIB e apresenta crescimento resiliente e dinâmico frente a outros setores.

Seja na economia ou na vida social, o seguro aparece como protetor, tranquilizador e diluidor de riscos. Em 2019, o Dia Continental do Seguro pode ser lembrado como uma mola propulsora para a participação cada vez maior do seguro na sociedade brasileira e na parceria com o poder público visando à desoneração do Estado.