Voltar ao topo

CNseg lança livreto sobre “Prevenção e Combate à Fraude em Seguros”

Publicação é o 15º livreto do Programa de Educação em Seguros da CNseg

11 de Outubro de 2019 - Educação em Seguros

“Prevenção e Combate à Fraude em Seguros” é o título do mais recente livreto lançado pela CNseg, dentro de seu Programa de Educação em Seguros.

Com o objetivo de esclarecer a população sobre os prejuízos causados pela fraude e as consequências para aqueles que a praticam ou tentam praticá-la, o livreto define o que é fraude em seguro e como ela se manifesta, além de tratar dos motivos que levam as pessoas a cometê-la e de seus efeitos.

A ocorrência da fraude em seguro - diz a publicação – atinge de forma perversa a base fundamental do seguro, que é o mutualismo, desequilibrando o sistema e prejudicando justamente os participantes que atuam de maneira correta, já que o custo da fraude acaba sendo repassado ao valor do seguro para todo o grupo de segurados.

O livreto também traz resultados do Sistema de Quantificação de Fraudes (SQF), alimentado pelas seguradoras e publicado pela CNseg. Em 2018, as suspeitas de fraude estavam presentes em 15,6% dos sinistros, sendo que as comprovadas representaram 2,2%.

Confira abaixo a íntegra da publicação

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS