Voltar ao topo

Como os “chatbots” estão revolucionando a jornada do cliente de seguros

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

27 de Dezembro de 2019 - GFIA

Boletim de Monitoramento | 17 de dezembro de 2019

O site de notícias Insurance Business Magazine publicou recentemente uma matéria sobre como os “chatbots” estão revolucionando a jornada do cliente de seguros. Segundo a matéria, esses programas de computador que empregam a inteligência artificial para simular um ser humano na conversação com as pessoas podem ser utilizados na cotação de apólices, envios de confirmações e renovações, entre outras funções. De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “a tecnologia mudou os processos que facilitam o relacionamento do consumidor com a empresa, resultando disso a sua evolução crescente no ambiente digital. Os chatbots facilitam o contato direto com o consumidor, promovendo o atendimento de maneira rápida e assertiva.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 06 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um documento de trabalho sobre o tratamento do risco soberano em teste de estresse por solvência macroprudencial.
  • No dia 9 de dezembro, a Organisation for economic Co-operation and Development (OECD) publicou um artigo de pesquisa com foco nas atitudes, comportamentos e experiências dos consumidores financeiros em relação aos ativos de criptografia na Ásia.
  • No dia 9 de dezembro, Willis Towers Watson publicou os resultados de uma pesquisa que mostra que os preços dos seguros nos EUA aceleraram no terceiro trimestre 2019.
  • No dia 12 de dezembro, a Willis Re publicou um comunicado a imprensa sobre as alterações propostas IFRS 17, que, segundo ele, refletiriam melhor o papel do resseguro na mitigação de riscos.
  • No dia 16 de dezembro, o FMI publicou um post no blog sobre o impacto das notícias no comportamento dos investidores.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

Como os “chatbots” estão revolucionando a jornada do cliente de seguros  (Insurance Business Magazine) Imagine um cliente em potencial que deseja obter uma cotação de apólice em um site...

Gerentes de risco incapaz de lidar com ameaças tecnológicas emergentes (The Actuary) A esmagadora maioria dos gerentes de risco em todo o mundo não acredita que possa avaliar adequadamente as ameaças representadas pelas novas tecnologias, segundo a pesquisa da Accenture...

Seguradoras da APAC que precisam de transformação e talento – EY (Insurance Business) O setor de seguros deve encontrar o equilíbrio certo entre alcançar excelência operacional e investimento em inovação tecnológica, que de acordo com relatório consultoria global EY...

Macroeconomia e Resseguro

Influência legal de Pequim provoca inquietação no setor financeiro de Hong Kong (Reuters) Quando a alta legislatura da China criticou a rejeição de um tribunal de Hong Kong da proibição de máscaras faciais, algumas empresas globais começam a temer o potencial de interferência dos continentes contratos comerciais, advogados e executivos financeiros disseram...

China aperta regras para evitar que o governo perca o controle de empresas financeiras estatais  (Reuters) O Ministério das Finanças da China disse na quarta-feira que dificultará aos proprietários mudanças para serem feitas em instituições financeiras que possam levar ao governo renúncia ao controle, em uma tentativa de evitar a perda de ativos estatais...

Os planos da IRDAI mudaram para regras de propriedade de seguradoras para bancos incorporados (Asia Insurance Review) Com as fusões de 10 bancos estatais em andamento, o IRDAI planeja permitir que eles ultrapassem os limites de propriedade de 10% em mais de um seguro empresa e limitar o controle de gestão dos bancos a apenas uma entidade…

As seguradoras agora podem investir em ETFs de dívida (Asia Insurance Review) As seguradoras serão agora capazes de investir em ETFs de dívida (Exchange Traded Funds) com títulos de dívida subjacentes de empresas do setor público central (CPSEs), diz o regulador de seguros…

Swiss Re lidera resseguro para cobertura do governo da Indonésia de catástrofes naturais (Reinsurance News) A gigante mundial de resseguros, Swiss Re, foi a resseguradora líder da cobertura de seguro contra desastres naturais recentemente concluída pelo governo da Indonésia para certos ativos do estado…

Presidente da Indonésia deve assinar um projeto de lei tributária: ministro (Reuters)

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, falou na quinta-feira, que deve aprovar nos próximos dias, um novo projeto de lei que abre caminho para reduções de impostos corporativos, antes de serem enviados ao parlamento, para o ministro-chefe da economia...

Outros

Resolvendo o grande dilema do seguro - jovens e educação financeira (Insurance Business Magazine) É um dos grandes problemas enfrentados pelo setor de seguros - como atrair mais jovens interessados…

As baixas taxas de juros persistem, pressionando as seguradoras de vida: Moody's (Reinsurance News) As seguradoras de vida em todo o mundo estão sentindo pressão nos rendimentos dos investimentos e peso na sua solvência econômica em meio a um ambiente persistente de baixa taxa de juros, de acordo com relatório do Serviço de Investidores da Moody…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS