Voltar ao topo

Cuidados simples no dia a dia evitam contaminação pelo coronavírus

Lavar sempre as mãos com água e sabão e proteger o rosto ao tossir ou espirrar são medidas efetivas para conter a proliferação do vírus

13 de Março de 2020 - Rádio CNseg

Com sintomas similares à gripe comum, a proliferação do coronavírus é um dos temas que mais tem preocupado a população mundial. Surgido na china, o COVID-19, versão do vírus que se destaca, foi descrito inicialmente na década de 1960.

Até o momento foram registrados mais de 100 mil casos da doença em diversos países, como China, Itália, Espanha, Estados Unidos e Brasil.

Em entrevista à Rádio CNseg, a médica Érika Fuga, Diretora de Sinistros de Saúde da Sulamerica, explicou o que é o COVID-19 e como ele tem se espalhado rapidamente pelo mundo.

Sobre proliferação na China, Érika Fuga afirma que “ele teve um desenrolar característico, principalmente, por causa da composição demográfica do país. Além disso, o comportamento e hábito da população de ter contato um pouco mais próximo de animais pode ter facilitado o avanço.”

A chegada do coronavírus ao Brasil tem se intensificado nas últimas semanas, com mais de 90 casos confirmados. No entanto, Érika chama a atenção para os grupos que mais precisam de cuidados:

 “O quadro clínico dessa doença, em 80% dos casos, é muito parecido com uma gripe simples. Existem pequenos grupos que devemos ter mais atenção porque a gravidade é maior: idosos, gestantes e pessoas com outras doenças associadas”, afirma.

Você pode ouvir a entrevista na íntegra no site da Rádio CNseg.
 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS