Voltar ao topo

Detentos de Rio Claro aprendem a manipular corretamente alimentos e a preparar refeições com melhor aproveitamento de materiais

Iniciativa foi uma parceria entre o Instituto Ação Pela Paz e o Sesi

11 de Setembro de 2019 - Instituto Ação Pela Paz

O Instituto Ação pela Paz, em parceria com a SAP - Secretaria da Administração Penitenciária do estado de São Paulo e Sesi – Serviço Social da Indústria, apoiou, em agosto, os cursos “Manipulação de alimentos” e “Alimente-se bem”, junto a 18 reeducandos e 2 servidores do Centro de Recuperação de Rio Claro.

Contando com orientação da nutricionista do Sesi, Edinaline C. Joaquim Buso, e acompanhamento da coordenadora regional do Instituto Ação Pela Paz, Neuda Maria de Souza Martins, os reeducandos aprenderam no primeiro curso a como manipular corretamente os alimentos nos ambientes de cozinha, refeitório e almoxarifado; as temperaturas adequadas para armazenamento dos alimentos nas câmaras frias; bem como a maneira correta de etiquetá-los nos almoxarifados. O curso também pretendeu promover a importância da higienização dos alimentos e do ambiente onde são preparados e estocados.

Já o curso “Alimente-se bem” teve como objetivo ensinar a obter um melhor aproveitamento dos mantimentos disponíveis, com a utilização de talos e cascas de legumes e verduras no preparo de refeições saudáveis, diversificadas e sustentáveis.

Em pesquisa realizada junto aos alunos, 90% consideraram a iniciativa muito importante, sendo que 50% dos participantes mostraram-se interessados em trabalhar futuramente na área.

De acordo com o Diretor Geral da unidade, Márcio Manoel, o projeto contribuiu para o engajamento dos reeducandos e servidores, que se mostraram motivados em melhorar as condições higiênicas da cozinha e do refeitório após o conhecimento adquirido.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS