Voltar ao topo

EIOPA publica Consulta Pública para investigar evidências de integração dos riscos de sustentabilidade na Solvência II

Convite para apresentação de evidências é parte do plano de ação da EIOPA sobre finanças sustentáveis

18 de Janeiro de 2019 - Mercado global

A Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA, na sigla em inglês) publicou hoje, dia 18 de janeiro, uma Consulta Pública sobre a integração de riscos e indicadores relacionados à sustentabilidade na avaliação prudencial de ativos e passivos das seguradoras e resseguradoras.

A Consulta Pública foi elaborada a partir de pedido de parecer da Comissão Europeia para que a EIOPA avaliasse se a Solvência II apresenta quaisquer incentivos ou desincentivos inerentes ao investimento sustentável.

Com base nos resultados da Consulta, a EIOPA irá analisar como os riscos de sustentabilidade afetam os investimentos das seguradoras e resseguradoras, com foco nas mudanças climáticas, e coletará informações sobre práticas de mercado na subscrição de seguros.

Para apoiar essa análise, as autoridades nacionais competentes, no âmbito de suas jurisdições, irão recolher informações individuais das empresas. Com base nas provas e na análise, a EIOPA pretende preparar um documento que disponibilizará para consulta no segundo semestre de 2019, apresentando à Comissão Europeia no terceiro trimestre.

Os interessados em participar da Consulta Pública têm até as 23h59 do dia 8 de março. Mais detalhes sobre o Plano de Ação da EIOPA podem ser obtidos através clicando-se aqui.

CONTEÚDOS RELACIONADOS