Voltar ao topo

Governo da China permitirá mais investimentos de seguradoras em atendimento a idosos

Leia esta e outras notícias na última edição do Boletim GFIA

03 de Maio de 2019 - Economia

 

Boletim de Monitoramento | 24 de abril de 2019

Entre as matérias desta edição do Boletim GFIA, a da Asia Insurance Review destaca que o Governo da China permitirá mais investimentos de seguradoras em atendimento a idosos com o objetivo de ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma indústria emergente e garantir que as necessidades de um envelhecimento da população.

De acordo com o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, “o envelhecimento populacional deve vir acompanhado de políticas públicas e estratégias do setor privado para amenizar os impactos financeiros e garantir a saúde econômica dos países. No Brasil, estima-se que até 2060, o número de idosos deve chegar a cerca de ¼ da população. Este indicador demonstra o grau de relevância que o tema deve ter nas agendas estratégicas do governo e das empresas.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/.

Consultas e Publicações Recentes

  • No dia 16 de abril, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou um relatório que concluiu que a China precisa de mais reformas para tornar seu crescimento sustentável e inclusivo.
  • No dia 18 de abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um texto intitulado "Financiando o Desenvolvimento Sustentável: Enfrentando Grandes Desafios". O texto disse que, sem financiamento adequado, as metas de desenvolvimento sustentável da comunidade global permanecerão fora do alcance.
  • No dia 19 de abril, o FMI publicou um artigo intitulado “O panorama da inclusão financeira na região da Ásia-Pacífico: uma dúzia de resultados fundamentais”. O documento ressalta que o estado da inclusão financeira depende de vários fatores, mas uma abordagem holística calibrada levando em consideração as condições específicas dos países pode levar a uma maior inclusão financeira.
  • Em 19 de abril, o FMI publicou um artigo intitulado “Morte e Impostos: A Tributação é Importante para a Sobrevivência dos Negócios?”. O artigo investiga o impacto da tributação sobre a sobrevivência das empresas, usando modelos de risco e um conjunto de dados de painel em larga escala sobre mais de 4 milhões de empresas não financeiras de 21 países durante o período de 1995 a 2015.

Recortes de Imprensa

GFIA na Mídia

Seguradoras coreanas pedem adiamento na implementação do IFRS 17 (Korea Times) As seguradoras coreanas pedem adiamento de um ano na implementação do IFRS 17, um novo conjunto de padrões contábeis globais que devem ser introduzidos em 2022. Os novos padrões exigem que, para aumentar suas reservas de caixa em meio à queda de arrecadação dos ganhos de um mercado de seguros domésticos saturado, as empresas ...

Também coberto por:

• Asia Insurance Review

• Seguro Ásia

Tecnologia

Seguradoras são demandadas para oferecerem serviços em tempo real na era “pós-digitais (The Actuary) As seguradoras terão que oferecer políticas personalizadas entregues em tempo real se quiserem prosperar em uma era “pós-digital”, afirmou a consultoria Accenture. …

Sim, o governo deve regulamentar a tomada de decisão automatizada (Bloomberg) Uma reação contra a “big tech” fez com que legisladores de todo o mundo lutassem por formas de restringir a influência dos computadores no dia-a-dia. Agora, os democratas do Congresso estão oferecendo uma Lei de Responsabilidade Algorítmica de 2019 ...

Proteger a privacidade ao divulgar estatísticas com base em pequenas amostras (VoxEU.org) O uso de dados confidenciais para publicar estatísticas baseadas em pequenas amostras é um desafio devido à perda de privacidade…

Por que os dados são importantes no futuro dos seguros (Insurance Business Magazine) Data. Uma palavra que pode transformar uma empresa ou causar uma grande dor de cabeça…

Os motoristas de carros autônomos podem ser responsabilizados por acidentes (Asia Insurance Review) A responsabilidade por acidentes envolvendo carros autônomos na Coréia do Sul será colocada no motorista, informou a Pulse News citando uma fonte do governo…

Satisfazendo a conveniência do cliente sem sacrificar a segurança dos dados (Digital Insurance) Durante décadas, a inovação na tecnologia de consumo girou em torno da necessidade de maior conveniência. Através de automação e simplificação, a ênfase tem sido em facilitar tarefas e processos para usuários finais…

Macroeconomia e Resseguro

Resseguros resistindo à tempestade (Asia Insurance Review) As resseguradoras continuam a oferecer cobertura e condições para as seguradoras que mostram que o capital de resseguro está atravessando a tempestade dos eventos de catástrofe anteriores, apesar da redução de 3% no total do resseguro global para US $ 585 bilhões em 31 de dezembro de 2018, em comparação com 12 meses ...

Autoridades de Pequim buscam tornar o seguro contra defeitos inerentes obrigatório (Asia Insurance Review) Várias agências governamentais municipais de Pequim emitiram em conjunto uma minuta de exposição para uma medida administrativa provisória que tornaria obrigatória a aquisição de seguro contra defeitos inerentes para três proprietários de imóveis…

Governo da China permitirá mais investimentos de seguradoras em atendimento a idosos (Asia Insurance Review) O governo chinês anunciou que iria pressionar por mais apoio financeiro para o setor de cuidados a idosos, para ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma indústria emergente e garantir que as necessidades de um envelhecimento da população …

As seguradoras esperam obter apoio da eleição presidencial (Asia Insurance Review) A Associação de Seguros de Vida da Indonésia (AAJI) espera que quem vencer a corrida presidencial nas eleições gerais realizadas ontem, dê um impulso ao setor de seguros especificamente aumentando a penetração de seguro de vida ...

Regulador indiano orienta as seguradoras a fornecer atualizações de processamento de pedidos (Asia Insurance Review) A IRDAI pediu a todas as companhias de seguros - vida, saúde e geral - que forneçam atualizações periódicas aos seus clientes sobre o status das reclamações que estão em andamento para garantir uma reivindicação justa e transparente …

As seguradoras gerais estatais perdem mais participação de mercado no ano fiscal de 2019 (Asia Insurance Review) As companhias de seguros gerais do setor público estão perdendo participação de mercado, em termos de receita de prêmios, para suas contrapartes no setor privado …

Outros

Hannover Re restringe a subscrição de riscos para usinas e minas de carvão (Notícias de Resseguro) A Hannover Re anunciou que planeja adotar uma política de subscrição mais restritiva para o resseguro dos riscos baseados no carvão, a fim de ajudar a combater as alterações climáticas…

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS