Voltar ao topo

Live da CNseg na manhã de terça abordou o seguro de automóvel

Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg respondeu a perguntas dos internautas sobre o tema

21 de Maio de 2019 - Educação em Seguros

 

A presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, Sylvia Rocha, foi a entrevistada desta terça-feira, dia 21, na live da CNseg transmitida pelo Facebook sobre seguro de automóveis. O evento é uma das ações da Confederação das Seguradoras na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira que, ao longo desta semana, está realizando diariamente lives pelo Facebook e palestras presenciais em sua sede, no Rio de Janeiro (veja aqui a programação).

A exposição de Sylvia Rocha teve início com um alerta sobre a importância de o consumidor ler e entender o seu contrato de seguro de automóvel, onde há responsabilidades, tanto para a seguradora como para o segurado. “Isto é importante, inclusive, para que o segurado saiba exatamente o que está contratando, visto que existem diversos tipos de cobertura”, afirmou.

A cobertura mais completa, chamada de cobertura básica compreensiva, por exemplo, protege contra colisões, roubo e furto, explosões, enchentes e alagamentos, entre outros eventos, mas há, também, a oferta de seguro apenas contra incêndio, roubo e furto, que é mais barata, mas não protege contra colisão.

Outra cobertura considerada importantíssima por Sylvia é a de responsabilidade civil facultativa, onde o segurado define o valor para reparação de danos causados a terceiros, ou seja, àqueles que não estão dentro do seu veículo. Para os que estão dentro, há a cobertura contra acidentes pessoais de passageiros. Ela também lembrou que o segurado tem a opção de contratar apenas a cobertura contra terceiros, sem nenhum tipo de proteção para seu veículo.

A assistência 24 horas também é uma garantia muito interessante no seguro do automóvel, segundo Sylvia, bem como a cobertura contra danos a retrovisores, lanternas e faróis que, dependendo do modelo do veículo, podem custar milhares de reais.

Outra dúvida surgida entre os internauta foi relativa ao bônus que, de acordo com a presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, trata-se de um benefício que o segurado ganha quando renova o seguro sem ter acionado sua garantia básica naquele ano. "Quanto maior o bônus, maior o desconto no seguro", disse. E, ainda dentro do tema do custo do seguro, uma internauta perguntou se o seguro é mais barato para mulheres. Sylvia respondeu que, geralmente, sim, mas há, ainda, uma série de outros fatores que influenciam na precificação, como o local de residência, o modelo do veículo e a idade do contratante, entre outros.

Após a live pelo Facebook, Sylvia Rocha ainda ministrará, a partir das 14 horas, palestra presencial na sede da CNseg, no Rio de Janeiro, sobre o que saber para contratar e utilizar o seguro de automóveis.  Às 15 horas, então, o gerente da FenSeg Danilo Sobreira apresentará a palestra sobre o que saber para contratar e utilizar o seguro residencial. Na quarta-feira, as ações da CNseg na 6ª Semana ENEF terão início às 10 horas, com live com a presença do professor de Economia e decano do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio, Luiz Roberto Cunha, que abordará o tema da reforma da previdência na vida das pessoas e a necessidade de planejamento previdenciário.

>> Clique aqui para ver a programação completa da CNseg na 6ª Semana ENEF

Confira abaixo a íntegra da live