Voltar ao topo

O impacto da digitalização nos tradicionais modelos de distribuição de seguros

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

12 de Novembro de 2019 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento | 05 de novembro de 2019

O Jornal Bangkok Post trouxe artigo apontando o impacto da digitalização nos tradicionais modelos de distribuição de seguros nos mercados da Europa. Em um primeiro momento, diz o artigo, a tecnologia fez reduzir as margens dos corretores, mas estes, segundo pesquisa, continuam a ser o canal mais importante e desejado de vendas, principalmente para os seguros mais complexos. Por outro lado, com apoio das seguradoras, os corretores devem aprender a utilizar as ferramentas digitais disponíveis para gerenciar o relacionamento com os clientes, identificando suas necessidades e apresentando ofertas personalizadas.

A esse respeito, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano afirmou que “as novas tecnologias surgem para atender os anseios da sociedade com novos hábitos, que não admite mais processos que deixem de produzir experiências satisfatórias de consumo. Nesse sentido, não há porque falar em ameaça e, sim, em complementação dos serviços que já são ofertados pelas seguradoras e corretores, mas que agora o são em multicanais.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en.

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 28 de outubro, a Organização Internacional de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em sua Rede Internacional de Educação Financeira (INFE) publicou um relatório sobre educação financeira nos países da APEC.
  • Em 29 de outubro, a OCDE publicou seu relatório de 2019 sobre os mercados de pensões.
  • Em 31 de outubro, a OCDE divulgou diretrizes sobre o intercâmbio espontâneo de informações por jurisdições fiscais nominais.
  • Em 31 de outubro, a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI) lançou uma consulta pública sobre um projeto de orientação sobre identidade digital.

Recortes de Imprensa

Tecnologia

A IA está sendo exagerada ou é uma ferramenta comercial essencial? (Actuarial Post) Inteligência Artificial é um termo popular para muitos setores diferentes no momento - e o setor de seguros não é uma exceção…

Os ataques de ransomware aumentam 37% no terceiro trimestre, visando os fornecedores de TI e seus clientes: Beazley (Insurance Journal) Os ataques de ransomware aumentaram 37% durante o terceiro trimestre de 2019, em comparação com o segundo trimestre, já que os cibercriminosos têm como alvo os fornecedores de TI e seus clientes, de acordo com dados compilados pela seguradora Beazley...

Tecnologias de mitigação de riscos (VoxEU) Saúde e segurança são de importância primordial em nossas vidas. A responsabilidade do produto é responsável pela maioria dos casos de danos civis nos EUA e, portanto, também é fundamental para as empresas que produzem os produtos…

Digitalização de seguros: da ameaça à alavancagem essencial (Bangkok Post) A digitalização divide o modelo tradicional de distribuição de seguros em pedaços. Mas também pode mover as mesmas peças de volta ao lugar ...

Lloyd's revela o custo de US $ 110 bilhões de um único ataque cibernético (Insurance Business Magazine) Um único ataque cibernético nos principais portos da região Ásia-Pacífico pode custar US $ 110 bilhões - aproximadamente o equivalente a metade de todas as perdas de catástrofes naturais em todo o mundo em 2018…

Macroeconomia e Resseguro

Vantagens regionais estão erodindo para resseguradoras locais (Ásia Insurance Review) Desafios de preços mais complexos, dificuldade de prever o impacto da urbanização e clima caótico, e a necessidade de diversificação do risco pode corroer vantagens regionais de resseguradoras com atuação na Ásia-Pacífico, diz a S&P Global Ratings em seu relatório, "Ásia-Pacífico…

Acordo comercial EUA-China à vista após o progresso nas negociações de alto nível (Reuters) Os Estados Unidos e a China disseram na sexta-feira que fizeram progressos nas negociações destinadas a neutralizar uma guerra comercial de quase 16 meses que prejudicou a economia global, e autoridades americanas disseram que um acordo pode ser assinado este mês…

Investidores estrangeiros compram ações de seguros (Asia Insurance Review) Os investidores estrangeiros estão investindo dinheiro no setor de seguros indiano, que recebeu uma entrada recorde de investimento estrangeiro no período de abril a setembro, que foi a primeira metade do atual ano fiscal que termina em 31 de março de 2020 ...

Outros

Investimento sustentável: 'não crentes' diminuem, mas as preocupações permanecem - pesquisa (IPE) A proporção de investidores institucionais que não acreditam em investimento sustentável caiu quase pela metade desde 2017, mas as preocupações com o desempenho ainda são um desafio, de acordo com uma nova pesquisa da Schroders ...

As seguradoras de vida cautelosas sobre baixas taxas de juros prolongadas (Asia Insurance Review) As seguradoras de vida foram avisadas sobre baixas taxas de juros, uma vez que o rendimento dos títulos diminui cada vez mais, informou a Bloomberg…

A competição de inovação da Zurich de 2020 'abre as fronteiras do que é possível' (Insurance Business Magazine) A segunda edição do Campeonato de Inovação do Zurich Insurance Group - que dá às startups a chance de trabalhar com Zurique para expandir seus negócios - está bem encaminhada, com inscrições abertas até 17 de dezembro…

O regulador vê as seguradoras de vida como "complacentes demais" com relação ao risco de conduta (Asia Insurance Review) As seguradoras de vida têm sido complacentes demais quando se trata de considerar o risco de conduta, diz a Autoridade de Mercados Financeiros (FMA) em seu relatório anual de 2019 divulgado na semana…                                                                                                           

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS