Voltar ao topo

Qual o valor do seguro para o segurado?

3º painel, da 4ª Conferencia de Proteção do Consumidor, aborda iniciativas em educação financeira

06 de Maio de 2014 - Mercado

3_painel_gd.jpg
Da esquerda para a direita: o diretor da Allianz, Ingo Dietz; a gerente de Comunicação e Marketing da Brasilcap, Olinda Campos; o presidente da Fenacap, Marcos Barros; a diretora da produtos da Icatu, Aura Rebelo, e o CEO da HSBC Seguros, Alfredo Lalia

Uma certeza a indústria de seguros tem: somente um mercado que é educado e educa seus parceiros e clientes financeiramente cresce e agrega valor à sociedade. Essa foi a conclusão do painel “Iniciativas de Educação Financeira – o que é seguro, para que serve, qual o valor para o segurado”, realizado na 4ª Conferencia de Proteção do Consumidor, em São Paulo, nos dias 6 e 7 de maio.

marco_barros.jpg
Marco Barros, presidente da FenaCap

Moderado por Marcos Barros, presidente da Federação das Empresas de Capitalização (Fenacap), os palestrantes expuseram as iniciativas que deram certo em suas empresas. Na seguradora Icatu, por exemplo, há anos se estuda como educar o consumidor.

“Fizemos várias pesquisas que nos mostraram que precisávamos construir algo que não fosse chato nem difícil. Duas características citadas por grande parte dos participantes dos estudos em relação ao mercado segurador”, contou Aura Rebelo, diretora da produtos da Icatu. Segundo ela, entre as pesquisas realizadas, ficou explícito que a educação financeira tinha de ser direcionada para todas as camadas da sociedade, desde do não bancarizado até o cliente com alto poder aquisitivo.

Dentro dessa realidade, a Icatu começou a construir o que chama hoje de Plataforma do Conhecimento, com iniciativas que vão de vídeos de dois minutos sobre o funcionamento dos produtos até cursos online de educação financeira. “Há uma grande demanda por cursos online. Já emitimos mais de 500 mil certificados para pessoas que concluíram a carga horária. Dá muito trabalho educar, mas é prazeiroso e enriquecedor colher os frutos deste investimentos”, afirmou Aura Rebelo.

olinda.jpg
Olinda Campos, gerente de Comunicação e Marketing da Brasilcap

Olinda Campos, gerente de Comunicação e Marketing da Brasilcap, assegurou que a simplicidade é o caminho do sucesso para a educação financeira. “Criamos muitas alternativas de educação financeira no portal da nossa empresa e do que mais nos orgulhamos como resultado é ter clientes premiados para contar suas experiências de poupar e felicidade de realizar sonhos por terem sido sorteados com títulos de capitalização”, conta, apresentando o vídeo de uma das gerentes do Banco do Brasil contando ao cliente que ele poderia realizar diversos sonhos que tinha na vida, como fazer uma bela festa de aniversário para a filha.

Alfredo Lalia, CEO da HSBC Seguros, focou sua apresentação em iniciativas que visam detectar o que as pessoas esperam do futuro quando o assunto é Previdência. Um dos projetos do banco neste sentido é a pesquisa sobre aposentadoria realizada em vários países do mundo e que se encontra na sétima edição. “Os resultados nos ajudam a criar ações mais efetivas na oferta de produtos e serviços. Não só para nós, mas para todo o mercado, pois disponibilizamos os resultados para toda a sociedade. Quem quiser, pode acessar o site que encontrará informações valiosas sobre os hábitos da população em relação a esse tema”, disse. Segundo ele, hoje está claro que é preciso conversar com as pessoas, explicando que não é preciso correr uma maratona, “mas é essencial exercitar-se um pouco a cada dia para chegar em forma fisica e financeira à aposentadoria”.

Ingo Dietz, diretor da Allianz, contou à plateia sobre a experiência da seguradora com a ação educacional para jovens entre 10 e 14 anos. Chamado de “My Finance Coach”, a iniciativa sem fins lucrativos visa educar os jovens sobre o orçamento financeiro necessário para se conquistar sonhos. “Os jovens são treinados pelos colaboradoras da seguradora e o projeto, que já está consolidado em vários países, tem inicio agora no Brasil”.

Marcos Barros finalizou o painel ressaltando a importancia da educação financeira para se criar um mercado forte. “Percebemos que a educação é o que liberta e esclarece a população. É a educação que dá melhor qualidade de vida para toda a sociedade. Um distribuidor bem educado pode entregar soluções mais adequadas. Um consumidor consciente fará escolhas inteligentes. Isso cria um mercado forte”.

 

Matérias sobre a Semana Nacional de Educação Financeira

Seguro tem papel fundamental na sustentabilidade do crescimento dos países
08/05/2014 | 09:44
Afirmou Craig Churchill na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
As práticas em microsseguros no Brasil e em outros países
08/05/2014 | 09:23
Comparações foram feitas durante painel na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros - News
07/05/2014 | 17:30
Veja a publicação com a cobertura do 1º dia do evento
A educação financeira é a melhor forma de regulação do mercado
07/05/2014 | 17:28
Painel discute finalidade do seguro na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Educação financeira é a principal arma na redução dos conflitos com consumidor
07/05/2014 | 15:21
Tema é tratado no painel sobre ouvidorias na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Conhecimento científico deve constar da agenda política já
07/05/2014 | 11:42
Fábio Feldmann fala sobre desenvolvimento sustentável na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Lições e práticas internacionais de educação financeira
07/05/2014 | 09:31
Os desafios da venda de seguro em comunidades carentes
Qual o valor do seguro para o segurado?
06/05/2014 | 19:04
Este é o tema do 3º painel, da 4ª Conferencia de Proteção do Consumidor
Boas práticas para vendas de seguros
06/05/2014 | 18:43
Tema é debatido em painel na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Eduardo Gianetti: postura credora x postura devedora no consumo, o valor do amanhã
06/05/2014 | 18:05
As escolhas de compra analisadas na 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Mercado segurador tem compromisso com a eficiência
06/05/2014 | 15:27
Afirmou Solange Beatriz na abertura da 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
O desafio de regular a saúde
06/05/2014 | 15:27
Tema foi debatido no 1º painel da 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguro
Aperfeiçoar a educação financeira é meta de todo o mercado segurador
06/05/2014 | 12:25
Afirmou o vice-presidente da CNseg durante abertura da 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
Ciclo de Palestras sobre Educação Financeira
06/05/2014 | 12:03
CNseg realiza eventos como parte da Semana Nacional de Educação Financeira
Tem início a 4ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros
06/05/2014 | 09:00
Evento é parte da Semana Nacional de Educação Financeira
Diretora-executiva da CNseg participa do lançamento da Semana Nacional de Educação Financeira
05/05/2014 | 16:47
Representantes do Poder Público e da sociedade civil estiveram presentes à cerimônia, no Rio
Setor de Seguros participa ativamente da Semana Nacional de Educação Financeira
02/05/2014 | 17:24
CNseg e outras instituições do mercado realizam diversas ações entre 5 e 9 de maio
Mercado recorre a teatro de rua para mostrar como torcer seguro
25/04/2014 | 16:45
Iniciativa é promovida pela CNseg, Susep e Escola Nacional de Seguros e apresentada em quatro capitais em maio
1º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira no Brasil
15/04/2014 | 12:24
Resultados foram apresentados hoje, no auditório da BM&FBOVESPA, em São Paulo