Sustentabilidade em seguros
O tema sustentabilidade em seguros tem respaldo institucional permanente na CNseg. A Confederação possui compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do setor de seguros e conscientizar atores relevantes da sociedade sobre a importância de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG).
A expertise na subscrição e gerenciamento de riscos torna as seguradoras players estratégicos para agenda de sustentabilidade. Além disso, a capacidade do setor em gerar recursos através das reservas técnicas torna-se um importante instrumento para viabilizar investimentos que podem ser alocados em ativos que possuem características socioambientais responsáveis. Como um dos maiores investidores institucionais do país, com ativos equivalentes a 27% da dívida pública brasileira, o setor de seguros tem recursos e interesse em investir em ativos reconhecidamente “verdes” ou “de impacto”.
A CNseg é instituição apoiadora e fundadora dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês), lançados na Rio+20, em 2012. Os PSI são diretrizes concebidas pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) para serem utilizadas como referência mundial ao mercado segurador no tratamento de riscos e oportunidades relacionados a questões ASG. A CNseg e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) são instituições apoiadoras desses Princípios e estabelecem uma agenda colaborativa de discussões a respeito do tema.
Para orientar as políticas institucionais e as atividades de cooperação internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o último levantamento realizado pela CNseg com as empresas participantes do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, os ODS de maior relevância para o setor são:
- Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar social (ODS 3);
- Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, com pleno emprego e condições de trabalho dignas (ODS 8);
- Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino (ODS 5);
- Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4);
- Tomar medidas urgentes para combater as mudanças no clima e seus impactos (ODS 13).
A agenda de sustentabilidade na CNseg
A agenda de sustentabilidade abrange diversos temas que são amplamente discutidos nas Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho da CNseg. Os principais temas dessa agenda são tratados na Comissão de Integração ASG, mas há temas específicos ligados a sustentabilidade em seguros que são tratados em outros fóruns. Conheça mais sobre os fóruns:
- Comissão de Integração ASG (CIASG);
- Comissão de Seguros Inclusivos (CSInc);
- Comissão de Gestão de Riscos (CGR);
- Comissão de Investimentos (CINV);
- Grupo de Trabalho de Diversidade, Equidade e Inclusão
(GT composto por membros da Comissão de Recursos Humanos - CRH).
Relatório de Sustentabilidade
Um dos trabalhos realizados anualmente no âmbito da CIASG é a elaboração do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros. O documento apresenta o panorama da integração dos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nas operações do setor, com o objetivo de ampliar os horizontes de análise e apontar caminhos para o enfretamento dos desafios dos negócios pelas empresas associadas à CNseg.
Referências importantes
- Protocolo de GEE (GHG Protocol)
- Gerenciamento de riscos ambientais, sociais e de governança em negócios de seguros Vida e de Saúde (Disponível apenas em inglês)
- Emissões de GEE associadas às carteiras de subscrição (PCAF & PSI) (Disponível apenas em inglês)
- Green Finance Plataform
- Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
- Recomendações da Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas
- Gerenciamento de riscos ambientais, sociais e de governança em negócios de seguros de ramos elementares
- Insuring the climate transition – The final report on the project of UN Environment Programme’s Principles for Sustainable Insurance Initiative to pilot the TCFD recommendations (Disponível apenas em inglês)
- Laboratório de Inovação Financeira (CVM)
- Investidores pelo Clima (IPC)
- Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
- Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima)
Notícias
Filtrar