Voltar ao topo

PDMS

Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização

 

 

Em 16 de março de 2023, a CNseg laçou o seu Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização, o PDMS, com o objetivo de ampliar a participação de parcela da sociedade brasileira atendida pelos diversos produtos do mercado de seguros, capitalização, previdência e saúde suplementar. 

A iniciativa é resultado do esforço conjunto, ao longo de seis meses, de seguradoras, corretores e das Federações que compõem a CNseg: FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) e Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados). 

De acordo com o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, "o PDMS não é apenas um documento e sim um objetivo comum de todo o mercado de seguros. Nos impõe um dever de casa robusto, porém, o engajamento de todos será determinante a partir de agora para o crescimento que queremos". 

Principais objetivos 

  • Aumentar a parcela da população atendida em 20% pelos diversos produtos do mercado de seguros, previdência aberta, saúde suplementar e capitalização. 
  • Elevar o pagamento de indenizações, benefícios, sorteios, resgates e despesas médicas e odontológicas dos atuais 4,6% do PIB para 6,5% do PIB.   
  • Fazer com que o mercado segurador atinja uma participação equivalente a 10% do PIB até 2030
 

Pilares do Plano 

O Plano é composto por quatro pilares, nos quais foram alocados os desafios mapeados. São eles:  

Imagem do Seguro, que identificou que a sociedade brasileira, de forma geral, em todos os níveis socioeconômicos, conhece pouco sobre seguros privados e sua utilização; 

Produtos, que identificou que existem modalidades de seguro que são pouco conhecidos e, consequentemente, pouco contratados. 

Canais de Distribuição, que identificou que o avanço na utilização das novas tecnologias digitais, em especial durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, provocou uma mudança definitiva nas relações de consumo de produtos e serviços. 

Eficiência Regulatória, que identificou a necessidade de uma regulação estatal que permita uma maior autonomia funcional, decisória, administrativa e financeira, com investidura de dirigentes por tempo determinado e estabilidade de mandatos. 

Cada pilar engloba uma série de iniciativas, totalizando 65. Cabe lembrar, porém, que o PDMS não é um documento estanque, mas sim um organismo vivo que, com o tempo, incorporará novas propostas e novos participantes, assim como passará por revisões e alterações. 

Esta página reúne todas as informações disponíveis sobre o PDMS e será atualizada à medida do seu desenvolvimento. Convidamos a todos de dentro e de fora do mercado segurador a participarem desse esforço que só tem a beneficiar a nossa sociedade. 

VÍDEOS

video-glauce2.png

STF julga ilegal leis estaduais que regularizavam a venda irregular de seguros

Uma das iniciativas do PDMS prevê a aprovação de Lei que estabeleça as condições para atuação de associações e cooperativas no mercado segurador. Enquanto isso, a Confederação segue no combate à atividade irregular

 

Notícias

Itens por página

 

 

    © Copyright - CNseg

    © Copyright - FenSeg

    © Copyright - FenaPrevi

    © Copyright - FenaSaúde

    © Copyright - FenaCap

    © Copyright - Educação em Seguros

    © Copyright - Poder Público