Voltar ao topo

ASG

 

ASG header.png

 

Sustentabilidade em seguros

O tema sustentabilidade em seguros tem respaldo institucional permanente na CNseg. A Confederação possui compromisso de promover o desenvolvimento sustentável do setor de seguros e conscientizar atores relevantes da sociedade sobre a importância de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG).

A expertise na subscrição e gerenciamento de riscos torna as seguradoras players estratégicos para agenda de sustentabilidade. Além disso, a capacidade do setor em gerar recursos através das reservas técnicas torna-se um importante instrumento para viabilizar investimentos que podem ser alocados em ativos que possuem características socioambientais responsáveis. Como um dos maiores investidores institucionais do país, com ativos equivalentes a 27% da dívida pública brasileira, o setor de seguros tem recursos e interesse em investir em ativos reconhecidamente “verdes” ou “de impacto”.

A CNseg é instituição apoiadora e fundadora dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês), lançados na Rio+20, em 2012. Os PSI são diretrizes concebidas pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) para serem utilizadas como referência mundial ao mercado segurador no tratamento de riscos e oportunidades relacionados a questões ASG. A CNseg e a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) são instituições apoiadoras desses Princípios e estabelecem uma agenda colaborativa de discussões a respeito do tema.

 

Para orientar as políticas institucionais e as atividades de cooperação internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o último levantamento realizado pela CNseg com as empresas participantes do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros de 2020, os ODS de maior relevância para o setor são:

  1. Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, com pleno emprego e condições de trabalho dignas (ODS 8);
  2. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar social (ODS 3);
  3. Alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino (ODS 5);
  4. Tomar medidas urgentes para combater as mudanças no clima e seus impactos (ODS 13);
  5. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4).

collage.png

A agenda de sustentabilidade na CNseg

A agenda de sustentabilidade abrange diversos temas que são amplamente discutidos nas Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho da CNseg. Os principais temas dessa agenda são tratados na Comissão de Integração ASG, mas há temas específicos ligados a sustentabilidade em seguros que são tratados em outros fóruns. Conheça mais sobre os fóruns:

 

 

Relatório de Sustentabilidade

Um dos trabalhos realizados anualmente no âmbito da CIASG é a elaboração do Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros. O documento apresenta o panorama da integração dos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nas operações do setor, com o objetivo de ampliar os horizontes de análise e apontar caminhos para o enfretamento dos desafios dos negócios pelas empresas associadas à CNseg.

mockup-relat-pq.png

 

 

Notícias

Filtrar

Itens por página

 

    © Copyright - CNseg

    © Copyright - FenSeg

    © Copyright - FenaPrevi

    © Copyright - FenaSaúde

    © Copyright - FenaCap

    © Copyright - Educação em Seguros

    © Copyright - Poder Público