Voltar ao topo
image/svg+xml

Ação Pela Paz é contemplado do III Ciclo de Concessão do Selo Resgata do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)

O DEPEN confere o selo para as instituições que colaboram com a reintegração ao mercado de trabalho de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional

13 de Agosto de 2020 - Instituto Ação Pela Paz

 

O Instituto Ação Pela Paz, entidade apoiada pela CNseg, foi agraciado com o “Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional” (Selo Resgata), conferido anualmente pelo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), - órgão que atua na execução penal nacional e é subordinado ao Ministério da Segurança Pública -, para empresas, órgãos públicos e empreendimentos de economia solidária que colaboram com a reintegração de pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho.

selo DEPEN.PNG

“Para o Instituto é um reconhecimento pelo que fazemos. Sabemos que esta frente deve ser abraçada por toda a sociedade, o que impactará na redução da reincidência criminal, ampliando a paz social almejada por todos”, comemora Solange Rosalem Senene, fundadora e Diretora-Executiva do Ação Pela Paz.

Foram 423 instituições inscritas, dessas, 372 foram aptas a receber o Selo. Os requisitos para aprovação das organizações foram:

  • comprovar a contratação de pessoas em privação de liberdade, internados, cumpridores de penas alternativas ou egressos do sistema prisional;
  • desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das pessoas em privação de liberdade e egressos e proporcionar ambiente de trabalho salubre e compatível com as condições físicas do preso trabalhador.

“Nos sentimos motivados a fazer mais e mais!”, comenta Solange. Este é o sentimento que fica em toda a equipe do Ação Pela Paz. Agradecemos a Penitenciária Masculina de São João del-Rei (MG) e a Diretoria de Trabalho e Produção, da Superintendência de Trabalho e Ensino, da Secretaria do Estado de Administração Penitenciária de Minas Gerais por nos inscrever no Selo Resgata.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.