Inovação 19/12/2024

Antonio Penteado de Mendonça aborda a inovação como motor do mercado de seguros em sua coluna no Estadão

“Inovação é a palavra do momento”, afirmou o advogado Antonio Penteado de Mendonça em sua coluna de 16 de dezembro no Jornal O Estado de São Paulo, sobre os investimentos de quase R$ 17 bilhões do mercado segurador brasileiro em inovação em 2023 e os quase R$ 20 bilhões em 2024. Os valores foram levantados em pesquisa da CNseg junto a executivos de 55 companhias, que representam 55% do market share.

Em sua coluna, Penteado destaca a grandeza dos valores investidos, “que dão a dimensão do mercado e seu compromisso em proteger cada vez com mais eficiência a sociedade brasileira”, afirmando, ainda, que “a inovação é tratada com extremo profissionalismo, baseada em princípios de gestão e compartilhamento de informações solidamente disseminados nas companhias”.

Segundo ele, esse investimento em inovação explica o forte crescimento do setor de seguros nos últimos anos e a ampliação da diversificação dos produtos e serviços ofertados, mais alinhados às necessidades da sociedade. 

De acordo com a pesquisa da CNseg, são os macroprocessos como os de gestão de distribuição, de back-office somente TI e de atendimento aos clientes os mais buscados para diferenciação por meio da inovação. 

Além disso, as principais categorias de inovação que têm gerado diferencial são as de automação e agilidade com IA, produtos e serviços digitais e dados e insights, com 84% das empresas entrevistadas afirmando terem atingido as suas expectativas em termos de melhorias na experiência dos clientes. 

>> Clique aqui para ler a coluna de Antonio Penteado de Mendonça na íntegra (exclusivo para assinantes do Estadão)

>> Clique aqui para acessar o 1º Estudo sobre a Inovação no Mercado de Seguros, Saúde Suplementar, Previdência Complementar e Capitalização no Brasil

Compartilhar