Voltar ao topo

Atualizando sua matriz de materialidade após a pandemia de COVID-19

Leia esta e outras notícias no Boletim CNseg Sustentabilidade em Seguros

28 de Agosto de 2020 - Sustentabilidade

BolSustSegInt.jpg

 

26/08/2020 – 63ª edição

 

Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº26, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

 

Boa leitura!

1. Jornal Valor Econômico lança Caderno Especial sobre Seguros, Previdência e Capitalização - O jornal “Valor Econômico” publicou na terça-feira, dia 25, um caderno especial sobre Seguros, Previdência e Capitalização, abordando os impactos da pandemia no setor (CNseg).

2.  Desafios e riscos trabalhistas do home office em debate em webinar da CNseg - Confira a cobertura do evento clicando aqui.

3. Primeiro fundo imobiliário ESG vai financiar hub de inovação em Brasília - O mercado financeiro está cada vez mais interessado na agenda ESG, já que a adoção de práticas sustentáveis, além de benéfica para as sociedades e o planeta, pode trazer resultados financeiros mais vigorosos para as empresas. Nesse contexto, investimentos que sigam esse viés também tendem a performar melhor. Esse mercado ainda engatinha no Brasil, mas terá uma novidade interessante em breve: o primeiro fundo imobiliário com certificação ESG (O Estadão).

4. Consequência da pandemia no meio ambiente: Consumimos menos recursos da terra em 2020 - De acordo com pesquisas conduzidas pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa, a desaceleração causada pelo coronavírus levou a uma redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, para continuar consumindo recursos ecológicos em nossa taxa atual, ainda precisaríamos do equivalente a 1,6 Terras (The Guardian – Notícia disponível apenas em inglês).

5. Storebrand, a asset que pressiona Brasil por Amazônia, agora exclui petroleiras da carteira - A norueguesa Storebrand, mesma asset que liderou o engajamento dos investidores estrangeiros contra o desmatamento na Amazônia em julho, anunciou nesta segunda-feira que na sua nova política de investimentos não há espaço para petroleiras como Exxon e Chevron. E nem para empresas do setor de carvão (CapitalReset).

6. Confira o Webinar (25/08) da FGV sobre  os avanços regulatórios no setor de seguros - Ao lado da superintendente Solange Vieira, participaram do webinar o presidente da FenSeg, Antonio Trindade, e o coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliveira. A moderação do debate ficará por conta do diretor-presidente da BMG Seguros, Jorge Sant’Anna.

7. Atualizando sua matriz de materialidade após a pandemia de COVID-19 - Como o mundo está em vários estágios de recuperação do impacto do coronavírus, fica claro que, embora haja um 'novo normal', as empresas pretendem voltar aos negócios o mais rápido possível. Como o Covid-19 afeta a estratégia de sustentabilidade da sua empresa e como isso deve se refletir em sua matriz de materialidade? Você deve descartar sua matriz antiga e reconstruir do zero? As pandemias deveriam aparecer nela?

8. Como comparar diversas estratégias ESG? O CFA Institute quer apontar o caminho - Organização lança proposta preliminar de padronização de disclosures ESG para produtos financeiros (CapitalReset).

9. Pandemia inspira cuidados com futuro e busca por seguros, diz CEO da Mapfre - "Todas as janelas que se abriram precisam continuar assim. E as antigas não se fecharam. Não há um cliente só digital e outro só presencial. Haverá clientes que queiram falar ora por meio de vídeos, outros pelo call center, mas outros que sejam no atendimento cara a cara", diz Gutierrez (CNN Brasil).

10. O ESG ainda não chegou à academia brasileira — e a Fama quer mudar isso - Gestora cria prêmio para estimular a pesquisa de alunos de graduação, mestrado e doutorado de qualquer área de formação (CapitalReset).

11.  Ação Pela Paz inicia análise de dados dos projetos apoiados - Em 2020, o Instituto Ação Pela Paz, organização apoiada pela CNseg, comemora cinco anos de fundação. O Instituto conta com investimentos em mais de cem projetos, realizados entre 2015 e 2019, em seis estados e com 7.153 participantes, sendo 64% pessoas privadas de liberdade, 27% egressas do sistema prisional, 2% familiares e 7% servidores públicos (CNseg).

12. Melhora das projeções sinaliza que crise pode ser menos pior do que o previsto - A projeção mediana para o crescimento do PIB subiu mais uma semana de -5,52% para – 5,46%. Para o ano de 2021, a projeção foi mantida em 3,50% (CNseg).

13. Susep abre consulta pública sobre seguros de danos para cobertura de grandes riscos - Iniciativa é parte dos avanços promovidos pela autarquia para a consolidação do novo marco regulatório do setor de seguros no Brasil (Susep.gov).

14. ANS determina suspensão de reajustes de planos de saúde por 120 dias - A suspensão terá início em setembro e será válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médica e exclusivamente odontológica (ANS.gov).

15. Decisão sobre plano de saúde pode parar na Justiça - ANS determinou que operadoras congelem preços até o fim do ano, mas não esclareceu se a medida vale para aumentos já anunciados. Para Maia, que ameaçou votar projeto contra reajustes, todos deveríam ser suspensos (O Globo).

16. Prêmio Prudential Espírito Comunitário - O Prêmio Prudential Espírito Comunitário é um programa de reconhecimento e incentivo ao voluntariado jovem e está presente em mais 7 países. No Brasil, ele acontece desde 2015, reconhecendo a dedicação de jovens na construção de um mundo mais justo e com mais oportunidades. As inscrições estão abertas e vão até outubro de 2020.

CONTEÚDOS RELACIONADOS