Voltar ao topo

Boletim Focus eleva projeção da Selic, como já era esperado

As projeções de inflação continuam comportadas, mas ainda entregam uma taxa de juros real negativa

11 de Janeiro de 2021 - Expectativas Econômicas

A expectativa do mercado para a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, no fim de 2021 voltou a subir de 3,00% para 3,25%, após queda na semana passada. Já a projeção para a Selic em 2022 e 2023, a expectativa é de que seja de 4,75% e 6%. Na ata de dezembro do Copom, o Banco Central sinalizou que as condições para a manutenção do forward guidance, ou seja, uma “orientação futura”, poderiam não ser mais satisfeitas, mas indicando que não implicaria em aumento de taxa de juros, ressaltou Priscila Aguiar, economista do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras.

“Entretanto, à medida que os indicadores econômicos têm mostrando um cenário mais positivo e as projeções de inflação permaneçam próximas à meta, o mercado observou que há espaço para um aumento da taxa no decorrer de 2021. Como já temos comentado nas nossas avaliações, as projeções de inflação continuam comportadas, mas ainda entregam uma taxa de juros real negativa, que é sustentável no período de pandemia, mas não em um período da normalidade como espera-se para 2021. Com o retorno da atividade econômica, é previsto que a taxa de juros volte também ao patamar normal”, avalia. 

A economista também destaca que as medianas do Focus para 2020 mostraram ajustes marginais no PIB e no IPCA. Para 2021, além do aumento da projeção para a taxa Selic, a taxa de inflação medida pelo IPCA reduziu para 3,32%, ante 3,34% da semana anterior, que pode ser resultado da expectativa de menor pressão dos alimentos e a redução na tarifa de energia elétrica em janeiro, pela alteração da bandeira de “vermelha 2” em dezembro para “amarela”. Para a projeção do PIB 2021, houve um leve aumento, que passou de 3,40% para 3,41%. Entretanto, em função do efeito “carregamento estatístico”, é esperado aumento nas métricas anualizadas.

Captura-de-Tela-2021-01-11-as-17.37.53-1024x447.png

Leia a íntegra da edição Nº133 do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg

Confira abaixo a análise da economista Priscila Aguiar

Matéria publicada originalmente no Blog Sonho Seguro

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.