- Início
- Notícias institucionais
- CNseg apresenta a jornalistas a agenda oficial da Casa do Seguro na COP30

Evento • 10/09/2025
CNseg apresenta a jornalistas a agenda oficial da Casa do Seguro na COP30
A Casa do Seguro, um espaço de 1,6 mil m² que está sendo construído pela CNseg em Belém, foi oficialmente apresentada pelo superintendente executivo da Coordenação do Gabinete da CNseg, Gustavo Brum, aos jornalistas que estarão presentes na Conferência do Clima. A apresentação ocorreu durante o 3º Workshop de Seguros para Jornalistas, realizado no Rio de Janeiro.
“No debate climático, o agronegócio é mencionado, o setor de finanças é mencionado, infraestrutura é mencionada, mas seguros nunca foi colocado no centro das discussões. Esse é o grande objetivo da Casa do Seguro: garantir que o setor seja reconhecido e incluído nos acordos da COP”, afirmou Brum.
Um espaço para soluções
Localizada a poucos metros da área oficial do evento, a Casa do Seguro foi concebida para funcionar como hub de conteúdo, diálogo e articulação, reunindo lideranças do mercado, agentes públicos, organizações internacionais e representantes da sociedade civil. O objetivo é destacar o papel estratégico do seguro na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, no financiamento de iniciativas sustentáveis e na construção de um futuro mais resiliente.
Batizada por Brum como a “embaixada do setor em Belém”, a Casa do Seguro promoverá debates temáticos, apresentações, experiências imersivas e networking, além de espaço para novos produtos e soluções do setor. Também estão previstas gravações de podcasts, mostras artísticas e atividades culturais.
O projeto tem o apoio dos seus empoderadores: Allianz, AXA, Bradesco Seguros, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine, e foi desenvolvido dentro dos princípios de evento neutro e resíduo zero, com uso eficiente de água e energia, cenografia sustentável e ações de responsabilidade social. Parte da iniciativa será voltada a valorizar a economia e a mão de obra locais, fortalecendo a conexão entre o setor e a comunidade anfitriã.
A estrutura da Casa do Seguro inclui plenária para 100 pessoas, seis salas de reunião, business lounges, estúdio de podcasts, sala de imprensa, área de convivência e espaço para exposições artísticas e culturais.
Avanços no reconhecimento internacional
Segundo Brum, já há sinais de que o esforço de advocacy da CNseg começa a dar frutos. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, mencionou pela primeira vez o setor de seguros em carta oficial à comunidade internacional, reconhecendo sua importância para o debate climático. “Isso é uma vitória importante, porque o setor nunca havia aparecido dentro dessa agenda”, destacou o executivo da CNseg.
“Estamos confiantes de que a Casa do Seguro será um marco para o setor”, concluiu Brum.
Para conhecer em detalhes a Casa do Seguro, acesse – casadoseguro.org.br
Sobre a CNseg
A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira.
Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Ouça ainda as novidades do mercado segurador no canal da CNseg no Spotify. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos perfis no TikTok, @cnsegoficial e @guiadavidaadulta
Confira abaixo a apresentação na íntegra
Compartilhar