- Início
- Notícias institucionais
- CNseg debate ajustes no texto da reforma tributária em audiência na Câmara dos Deputados

Leis e Normas • 29/05/2024
CNseg debate ajustes no texto da reforma tributária em audiência na Câmara dos Deputados
A CNseg participou nesta terça-feira (28) do grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei complementar de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24). O debate que englobou outras nove Confederações, de vários setores produtivos do país, serviu para apontar aprimoramentos no texto da lei que possa ter consenso do grupo.
O GT foi presidido pelo deputado federal Claudio Cajado (PP/BA), que recebeu as sugestões das 10 entidades presentes tendo como principal foco justificativas para unificação de tributos para suas determinadas áreas.
Segundo o diretor técnico de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, Alexandre Leal, o debate realizado na Câmara foi uma importante oportunidade de apresentar o que o setor entende que merece ser aperfeiçoado na proposta vinda do governo.
“A gente esteve aqui apresentando dez pontos que já debatemos com a Secretaria Especial da Reforma Tributária. Estes são os pontos que a gente tem conversado já com o governo há algum tempo e há uma certa convergência para a maior parte deles. Sabemos que alguns são um pouco mais delicados em função de posição já estabelecida pelo Ministério da Fazenda e que a gente vai também agora conversar com as outras Confederações e mesmo com esse GT aqui na Câmara para convencê-los ou apresentar os nossos argumentos em relação à necessidade de eventuais ajustes”, ressaltou.
Propostas de ajuste ao PLP 68/24
Foram dez pontos destacados pela CNseg na reunião, são eles:
- Dedução de benefícios, sorteios, resgates e afins da base de cálculo de IBS e CBS sobre previdência e capitalização: propõe-se a dedução desses itens para não onerar desnecessariamente o setor.
- Exclusão das receitas financeiras de seguros, previdência, capitalização e saúde da base de cálculo do IBS e CBS: visa evitar a dupla tributação sobre as receitas financeiras.
- Exclusão do IBS e CBS da própria base de cálculo nas operações de seguro: para evitar a incidência de tributos sobre tributos.
- Alíquota zero para seguro rural e seguro de vida e coberturas análogas em planos de previdência complementar: incentivo a estes segmentos importantes para a economia e segurança dos cidadãos.
- Crédito do adquirente de planos de saúde e de capitalização: permitir que o adquirente possa se beneficiar de créditos tributários.
- Dedução de cancelamentos e restituições da base de cálculo de IBS e CBS sobre previdência, capitalização e saúde: para ajustar a base de cálculo aos valores efetivamente recebidos.
- Administradoras de benefício: envio de obrigações acessórias: simplificação das obrigações acessórias para administradoras.
- Não aplicação do art. 43 (documento fiscal eletrônico): evitar a imposição de novas obrigações eletrônicas que podem ser complexas e onerosas.
- Crédito da intermediação para o adquirente: facilitar o crédito tributário para quem adquire serviços de intermediação.
- Ajustes de redação sobre regime de caixa; alinhamento de terminologia; e preservação do conceito de operadoras: para garantir clareza e precisão no texto da lei.
Destaques da CNseg para o texto do PLP 68/24
Cronograma
Das oito audiências previstas pelo grupo, duas foram realizadas nesta semana. A previsão que as reuniões se finalizem até o dia 6 de junho. Segundo os parlamentares que compõem o GT, há o esforço de entregar seu relatório até o final deste semestre legislativo, que se encerra em julho.
Conheça o projeto do governo que regulamenta a Reforma Tributária
Evento
CNseg suspende seu Prêmio de Inovação para revisão e atualização
Leis e Normas
ANTT moderniza regra para fiscalização de seguros de transporte de cargas no Brasil
Evento
Líderes do setor de seguros analisam os impactos da nova Lei do Seguro na EXPO ABGR 2025
Evento
2º workshop da séria “Jornada do Setor de Seguros Rumo à COP 30”, em 20/8, abordará o Inventário de carbono.
Compartilhar