- Início
- Notícias institucionais
- CNseg destaca o papel do setor de seguros na mitigação das mudanças climáticas durante a COP29

Evento • 08/11/2024
CNseg destaca o papel do setor de seguros na mitigação das mudanças climáticas durante a COP29
A CNseg terá uma presença de destaque durante na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP29, que será realizada de 11 a 22 de novembro, em Baku, Azerbaijão, reforçando o papel do seguro como ferramenta essencial na mitigação dos efeitos climáticos.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, é um dos principais encontros globais sobre o combate às mudanças climáticas, reunindo líderes de governos, especialistas, setor privado e sociedade civil para negociar ações práticas e compromissos que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos climáticos.
Expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil
No dia 11 de novembro, segunda-feira, em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a CNseg promoverá o painel “Expansão do mercado de veículos eletrificados no Brasil: reflexos na indústria automotiva e no setor de seguros” O evento, das 16h às 17h (horário local), ocorrerá no pavilhão da CNI, na Green Zone (estande E32), e abordará como a sinergia entre os setores automotivo e de seguros pode impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável e acelerar a transição climática.
O painel contará com a participação do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, do diretor-executivo da Anfavea, Igor Calvet; do presidente do Sistema Transporte - CNT / SEST SENAT / ITL, Vander Costa; e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).
Os interessados em participar, podem confirmar a presença clicando aqui.
O papel do setor de seguros na transição climática
Já no dia 13 de novembro, das 11h às 12h (horário local), na Green Zone, a CNseg e a CNI realizarão o painel “O papel do setor de seguros na transição climática: de Baku a Belém”, focando nas contribuições do seguro para a sustentabilidade e a proteção de empresas e governos contra riscos climáticos.
Os participantes do painel que será moderado pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira são: o líder da Iniciativa de Seguros Sustentáveis da ONU, Butch Bacani; o superintendente de Sustentabilidade da CNI, Davi Bontempo; a CEO do Instituto Clima e Sociedade, Maria Netto; e a Global Managing Director da UNEP FI, Barbara Buchner.
Os interessados em acompanhar o painel podem se inscrever clicando aqui.
Finanças sustentáveis
Em 18 de novembro, das 10h às 11h (horário local), no Pavilhão do Brasil COP29, na Blue Zone, ocorrerá, então, o painel “Finanças sustentáveis: contribuições do setor privado para os compromissos brasileiros com o clima”, para discutir as contribuições do setor privado nas finanças sustentáveis para apoiar a superação dos desafios socioambientais do Brasil e cooperar com os compromissos do país na transição climática.
Os participantes do painel são: o diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Martins de Oliva; a diretora de Sustentabilidade da CNseg, Cristina Barros, e o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.
Os interessados em participar, podem confirmar a presença clicando aqui.
A CNseg fará a cobertura completa de sua participação na COP29 em cnseg.org.br e noticiasdoseguro.org.br, com atualizações contínuas nas redes sociais sobre os eventos e painéis.
Principais temas da COP29
- Financiamento Climático: a COP29 debaterá a definição de novas metas de financiamento para apoiar países em desenvolvimento na transição para economias de baixo carbono e na adaptação aos impactos climáticos. Esse financiamento é essencial para promover a justiça climática, pois os países mais vulneráveis frequentemente são os que menos contribuem para as emissões globais
- Atualização das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs): como parte dos compromissos do Acordo de Paris, os países devem apresentar planos atualizados para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. A COP29 será uma oportunidade para revisar esses compromissos e avaliar o progresso alcançado
- Mercados de Carbono: outro ponto importante será a discussão sobre a implementação do Artigo 6 do Acordo de Paris, que trata dos mecanismos de mercado para a redução de emissões. O artigo promove a criação de mercados de carbono, permitindo que os países troquem créditos de carbono para facilitar o cumprimento de metas de emissões globais
A importância da COP29
A COP29 será uma oportunidade para fortalecer compromissos globais e nacionais de combate às mudanças climáticas. A escolha de Baku como sede reforça o papel de regiões diversas do mundo na adoção de estratégias sustentáveis. Para o Brasil, é uma chance de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade e propor modelos que outros países podem adotar, especialmente em relação ao setor segurador e seu papel na transição verde.
O grande destaque da COP29 será a introdução de um novo mecanismo de financiamento climático, conhecido como Novo Objetivo Qualitativo Coletivo (NCQG, em inglês). Esse novo objetivo substituirá o compromisso atual, firmado pelos países desenvolvidos em 2009, de destinar US$ 100 bilhões anuais em financiamento climático para as nações em desenvolvimento — uma meta que ainda não foi plenamente cumprida.
Espera-se que, caso a COP29 alcance avanços significativos em relação ao financiamento climático, a adaptação às mudanças climáticas possa se tornar uma das principais agendas da COP30, que será realizada no Brasil.
Evento
Seguros impulsionam transição sustentável no campo, afirmam especialistas em evento da CNseg
Evento
Marco Legal dos Seguros consolida norma e traz benefícios para a sociedade
COP30
Setor de seguros se reinventa e assume liderança global na agenda climática, destaca presidente da COP30
Consumidor
Quem matou Odete Roitman? E como fica o Seguro de Vida da vilã de Vale Tudo?
Compartilhar