Voltar ao topo

CNseg participa da consulta pública da B3 para reformulação do Índice de Sustentabilidade Empresarial

25 de Junho de 2021 - Mercado

Passados 16 anos da criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a B3 pretende organizar neste ano uma ampla reforma em sua metodologia. O ISE – que atualmente reúne 46 ações de 39 companhias – é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa. Desde a sua criação, em 2005, o ISE B3 apresentou rentabilidade de +294,73% contra +245,06% do Ibovespa. No mesmo período, o ISE B3 teve ainda menor volatilidade: 25,62% em relação a 28,10% do Ibovespa. 

Apesar de bons números, o índice é constantemente criticado por investidores e especialistas pela presença de práticas de “green washing” entre os papéis das empresas que compõem o índice e pela falta de transparência de critérios para inclusão ou exclusão das ações listadas. 

Para reformular a metodologia de avaliação e seleção das empresas candidatas à carteira do índice, a B3 pôs em consulta pública a minuta de um novo questionário. A consulta pretende reestruturar formas de comunicação e apresentação dos resultados desse processo para que ele seja setorizado de acordo com o grau de materialidade dos temas a cada segmento, corroborando para maior comparabilidade entre as empresas. 

“A CNseg vê como muito positiva essa reformulação na metodologia do ISE B3 e, por meio de sua Comissão de Integração ASG, já encaminhou suas sugestões para a consulta pública, propondo, entre outros pontos, que o questionário que avalia a performance das seguradoras sob o aspecto da sustentabilidade reflita, na prática, as especificidades que compõe o setor segurador, em razão das distintas políticas de subscrição de risco em cada segmento”, afirmou o Analista Técnico da Superintendência de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg Pedro Werneck. 

Entre as empresas que possuem atuação no Setor de Seguros, são representadas pela CNseg e estão listadas na B3 destacam-se: Alfa Seguradora, BB Seguros, Caixa Seguros, Cia. de Seguros Aliança da Bahia, Porto Seguro e SulAmérica. 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público