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Conheça os projetos finalistas na 11ª edição do Prêmio

16 de Novembro de 2022 - Prêmio de Inovação

Venha participar conosco da cerimônia de entrega do Prêmio de Inovação em Seguros!

Neste ano de 2022, o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros volta ao seu formato presencial, em 7 de dezembro, em um dos endereços mais icônicos do Rio, o Museu do Amanhã, e trazendo uma série de novidades que garantirão ainda mais emoção na celebração dos premiados e na apresentação de suas iniciativas inovadoras!

Confira abaixo os finalistas deste ano e, para mais informações, acesse premioseguro.com.br.

Categoria Comunicação

Plataforma Insurtalks – Tecnologia e Inovação de Seguros

  • Autor: João Arthur Baeta Neves
  • Empresa: Segbox
  • Resumo: Primeira plataforma voltada para notícias exclusivas de tecnologia e inovação em seguros, a Insurtalks nasce como referência no Setor, com um alcance em torno de 70% do mercado: 45 mil assinantes da newsletter; dez mil contatos no app WhatsApp; e alcance de mais de 200 mil pessoas nas redes sociais. A Insurtalks oferece conteúdo atualizado diariamente e uma revista trimestral. A iniciativa visa ainda inspirar profissionais de seguros a terem mais contatos com as oportunidades que estão surgindo no Setor.

“Primeira plataforma voltada para notícias exclusivas de tecnologia e inovação em seguros, a Insurtalks oferece conteúdo atualizado diariamente e uma revista trimestral”

Momentos Que Importam – A Comunicação Interna na Evolução do Modelo de Trabalho da SulAmérica

  • Autor: Julio Cesar de Souza Queiroz da Silva
  • Coautor e Coautoras: Jhonatas Mendonça, Julia Sena, Luciana Gomes, Shayenne Netto
  • Empresa: SulAmérica Seguros
  • Resumo: O projeto “Modelo de Trabalho da SulAmérica” apresenta a criação, a implantação e os resultados da estratégia de comunicação interna da empresa, cujos objetivos foram informar, engajar e mobilizar as equipes. A iniciativa ofereceu subsídios para ampliar o desempenho dos novos modelos de trabalho, com canais eficientes de escuta e de diálogo e maior protagonismo de colaboradores. A execução do projeto permitiu alcançar a taxa de eNPS 75,2, crescendo 13,4 pontos percentuais e chegando à zona de excelência nos modelos internos da SulAmérica.

“O ‘Modelo de Trabalho da SulAmérica’ apresenta a estratégia de comunicação interna da empresa para informar e mobilizar a equipe de colaboradores e ampliar o seu protagonismo”

Foca nos Sonhos

  • Autora: Victoria Mansoura Ferreira
  • Coautora: Laura Rocha Beltran
  • Empresa: Brasilprev
  • Resumo: “Foca nos Sonhos” é uma série de videocasts com oito episódios apresentados pela jornalista Beatriz Bauer e participação dos influenciadores digitais Jade Seba, André Martinelli, Matheus Pasquarelli, entre outros. O projeto oferece ainda conteúdo exclusivo em perfil no Instagram e é a aposta da Brasilprev para falar com um público mais jovem.

“Série de videocasts com oito episódios e página com conteúdo exclusivo no Instagram, ‘Foca nos Sonhos’ é a aposta da Brasilprev para falar com um público mais jovem”

Videobot Atração e Preboarding

  • Autora: Tamara Simões Costa
  • Coautoras: Silvia Zebini Francucci, Gislene Vanessa Granero, Silvia Villaça
  • Empresa: Liberty Seguros
  • Resumo: Os videobots fornecem uma experiência integrada, fluida, interativa e inclusiva nos processos de recrutamento de novos colaboradores da Liberty Seguros, desde a fase de atração de talentos até a véspera do primeiro dia de trabalho. A tecnologia reduz despesas, automatiza processos e é aderente aos cinco valores da empresa: Fazer Melhor; Estar Aberto; Colocar as Pessoas em Primeiro Lugar; Agir com Responsabilidade; e Simplificar.

“Os videobots fornecem experiências interativas e inclusivas no recrutamento da Liberty Seguros. A tecnologia reduz despesas, automatiza processos e adere aos cinco valores da empresa”

Jornada Conectada – O Hub de Conteúdo Pioneiro do Mercado Segurador

  • Autora: Regina Helena Vasconcellos de Macedo
  • Coautor e Coautora: Luan Medeiros da Silva Braga, Paola Pinto Rivera Alvarez Side
  • Empresa: Bradesco Seguros
  • Resumo: “Jornada Conectada” é o hub de conteúdo para comunicação externa do Grupo Bradesco Seguros. Desenvolvido com o objetivo de levar cada vez mais informações de qualidade, com análises e entrevistas com especialistas, a plataforma é apresentada como uma revista digital, contando ainda com newsletter, podcasts e uma homepage no portal do Grupo. O conteúdo é produzido com base em uma criteriosa curadoria, visando levar aos leitores os assuntos de forma interativa.

“‘Jornada Conectada’ é um hub de conteúdo para comunicação externa da Bradesco Seguros. Oferece análises e entrevistas em formatos de revista digital, newsletter, podcasts e homepage”

Categoria Processos e Tecnologia

Instituto SulAmérica

  • Autor: Luiz Pires
  • Coautoras e Coautor: Ana Claudia França, Claudia Martini, Cristiane Martins, Tomás Carmona
  • Empresa: SulAmérica Seguros
  • Resumo: A saúde emocional da população brasileira vem apresentando dados alarmantes de agravamento, especialmente após o período mais agudo da pandemia. Para enfrentar esse grave desafio e possibilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social foi lançado o Instituto SulAmérica, uma organização sem fins lucrativos que já acolheu mais de 1.600 cidadãos brasileiros por meio de mais de 11.300 consultas gratuitas apenas nos primeiros seis meses de operação.

“O Instituto SulAmérica oferece consultas gratuitas a pessoas em estado de vulnerabilidade social e que tiveram a saúde emocional abalada, especialmente após a fase mais aguda da pandemia”

Tina – Uso da Inteligência Artificial Para Levantamento Epidemiológico, Identificação de Riscos e Definição de Estratégias de Promoção em Saúde Bucal Para a População

  • Autor: Fabio Massaharu Nogi
  • Coautora e Coautores: Priscila Moreno Nogueira Peixoto, Cristiano Augusto Rosa, Wilson Roberto Ferreira Leal, Emerson Moura
  • Empresa: Seguros Unimed
  • Resumo: “Tina” é uma consultora virtual de saúde bucal que utiliza inteligência artificial. Desenvolvida pela Unimed Odonto em parceria com Unesp, Fapesp e a startup Infinitti, a plataforma digital avalia o risco de patologias bucais, oferece orientação personalizada e indica os prestadores mais adequados para o usuário. A ferramenta será disponibilizada para toda a população, cumprindo importante papel social de promoção do autocuidado em saúde bucal.

“‘Tina’ é uma consultora virtual que utiliza inteligência artificial para avaliação de riscos de patologias bucais, oferecendo orientação e indicação de prestadores adequados ao usuário”

Moderação Automática de Bicicletas Utilizando Inteligência Artificial

  • Autor: Rafael Rodrigues Siqueira
  • Coautor: David Roberts Steagall
  • Empresa: Akad Seguros
  • Resumo: Solução de moderação automática voltada para clientes que utilizam serviços de aluguel de bicicletas por meio de aplicativo. O sistema utiliza inteligência artificial, que melhora a experiência dos clientes, previne erros de subscrição, otimiza o tempo e aumenta a satisfação dos colaboradores. A conferência de informações imputadas pelo possível cliente com fontes oficiais é feita utilizando tecnologia OCR e chamadas via mecanismos de API.

“Solução de moderação automática para aluguel de bicicletas via app. Usa inteligência artificial, que melhora a experiência, otimiza o tempo e aumenta a satisfação dos colaboradores”

Selo Boas Práticas em Sustentabilidade

  • Autor: Ederson Mattos de Paulo
  • Coautoras e Coautor: Aline Cristina Barros Bischain, Eduardo Everton dos Santos, Luiza Fernandes Maia
  • Empresa: Liberty Seguros
  • Resumo: O projeto institui um selo de qualidade que valoriza oficinas de funilaria e pintura que praticam ações sustentáveis. Este reconhecimento visa fomentar boas práticas e encorajar outras empresas a seguir o exemplo. Ao criar o selo, a Liberty Seguros incentiva clientes e corretores a trilhar o caminho da sustentabilidade, cujas práticas agregam valor e tornam-se diferenciais no momento de decisão para a escolha do serviço de reparação de veículos.

“O projeto institui um selo de qualidade que valoriza oficinas de funilaria e pintura que praticam ações sustentáveis. A iniciativa fomenta boas práticas e encoraja empresas a seguir o exemplo”     

Agilità – Resolução Antecipada das Ações Judiciais no Ramo Vida

  • Autor: Gustavo Esteves Natal
  • Coautora: Patrícia Schröter Kalache
  • Empresa: Generali Brasil Seguros
  • Resumo: O projeto cria um modelo disruptivo único para a solução ágil dos conflitos judicializados do ramo Vida que envolvam a necessidade de realização de perícia judicial pelos tribunais de justiça. Por meio de ferramentas de inteligência artificial e de adoção de boas práticas, a Generali antecipa o tempo de duração das ações judiciais em 72%, promovendo economia operacional, satisfação do cliente e a redução da sobrecarga do Poder Judiciário, contribuindo, assim, para a paz social.

“O projeto da Generali cria um modelo disruptivo para solução ágil dos conflitos judicializados do ramo Vida que envolvam a realização de perícia judicial pelos tribunais de justiça”

Categoria Produtos e Serviços

Sinistro Sustentável

  • Autor: Claudio Cabral de Assunção
  • Coautores: Márcio Henrique Jordão dos Santos, Roberto Luis Fontes dos Santos, Geraldo José Ferreira da Silva Junior, Luciano Garcia de Lima, Gino Fernando Moreira de Souza, Yasser Faraj Miranda Delmas
  • Empresa: Bradesco Seguros
  • Resumo: Trata-se de um novo modelo de operação de sinistro que integra desde o agendamento e a coleta dos salvados até o descarte e destinação final adequada dos resíduos. Em conformidade com a legislação e demais normativas nacionais do Setor, o projeto está em sintonia com as melhores práticas de ASG, contemplando a preservação do meio ambiente e a promoção da economia circular com o devido controle e rastreabilidade ao longo de todo o processo.

“Novo modelo de operação de sinistro que integra desde o agendamento e a coleta dos salvados até o descarte e destinação final adequada dos resíduos, em sintonia com as práticas ASG”

Selo Verde

  • Autor: Douglas Alves Freddi
  • Coautores: Fabio Santos Silva, Tiago Monte Silva, Jose Roberto Barbosa da Silva
  • Empresa: Zurich Brasil Seguros
  • Resumo: Implementado no ramo Automóvel, o “Selo Verde” simboliza o desenvolvimento de uma rede de reparação automotiva de forma sustentável. A iniciativa, totalmente inovadora no Setor de Seguros brasileiro, vai ao encontro não apenas do viés de sustentabilidade conduzido pelo Grupo Zurich em nível global, mas também do propósito, objetivo e missão da empresa, bem como das necessidades da sociedade global contemporânea.

“O ‘Selo Verde’ simboliza o desenvolvimento de uma rede de reparação automotiva de forma sustentável, em sintonia com o viés de sustentabilidade do Grupo Zurich em nível global”

Seguro Proteção Digital

  • Autor: Marcio Gliosci Nunes da Rocha
  • Coautores e Coautoras: Gustavo Wendorff de Souza Rego, Matheus Felix Monteiro, Regiane de Souza Rodrigues, Thaís Inácio Piovan
  • Empresa: Bradesco Seguros
  • Resumo: Uma garantia de segurança e de proteção de dispositivos e de transações digitais. O foco do Seguro Proteção Digital é proteger usuários de aplicativos bancários instalados em dispositivos móveis. O produto protege todas as transações efetuadas por meio desses aplicativos em caso de perda, furto ou roubo do dispositivo, assim como de demais modalidades de golpes que porventura possam ser aplicadas.

“Garantia de segurança e de proteção de dispositivos e de transações digitais: o Seguro Proteção Digital protege usuários de aplicativos bancários instalados em dispositivos móveis”

Seguro Auto Pop

  • Autor: Rômulo Lima Curcio
  • Coautora e Coautor: Raiane Bortoloti Martinez, Tiago De Angelis Karlinski
  • Empresa: Banestes Seguros
  • Resumo: O Seguro Auto Pop nasceu do entendimento que a Banestes Seguros tem da sua função social, oferecendo cobertura securitária para um segmento da sociedade brasileira que até então não era priorizado pelo Setor. O objetivo é ser simples, acessível e digital: é o primeiro produto da seguradora que oferece acesso a cotação e a transmissão da proposta por meio de multiplataforma web, ou seja, via dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, ou computadores de mesa/desktops.

“Seguro Auto voltado para segmento da sociedade até então não priorizado pelo Setor. Simples e digital, oferece acesso a cotação e a transmissão da proposta via dispositivos móveis e desktops”

Fidelize – Invertendo a Cadeia no Mercado de Seguro Garantia

  • Autor: Mauro Luiz Frogel Filho
  • Coautores e Coautora: Anderson de Almeida, Karine Chaves Santos, Rodrigo Temoteo Pereira, Diego Ampessan
  • Empresa: Junto Seguros
  • Resumo: O projeto “Fidelize” inverte a cadeia do mercado de Seguro Garantia, antecipando-se às necessidades de corretores e ainda de empresas que possuem processos judiciais. O projeto é uma iniciativa desenvolvida com exclusividade que mescla inteligência artificial e análise jurídica para encontrar com facilidade processos judiciais existentes contra empresas nas esferas Trabalhista, Fiscal e Cível.

“O projeto ‘Fidelize’ mescla inteligência artificial e análise jurídica no Seguro Garantia para encontrar processos judiciais existentes contra empresas nas esferas Trabalhista, Fiscal e Cível”

 

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