Voltar ao topo
image/svg+xml

De Bonifácio a Kubitschek, uma homenagem da CNseg ao aniversário de Brasília

20 de Abril de 2021 - Homenagem

fotografia-thomaz-farkas-10.jpgHá 61 anos, em um 21 de abril como o desta semana, era inaugurada a cidade de Brasília, que passou a ocupar o papel de Capital Federal, em substituição ao Rio de Janeiro. Quase dois séculos antes, porém, em 1823, a ideia de uma capital no centro do Brasil já era acalentada pelo nosso Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. Em 1891, a ideia voltou a ser debatida e, no ano seguinte, foi criada a Missão Cruls, composta por 21 cientistas, técnicos e engenheiros encarregados de explorar e conhecer a região do Planalto Central. O projeto, entretanto, foi mais uma vez arquivado, ficando adormecido por mais 55 anos. Em 1946, a proposta foi pautada novamente, chegando a constar do artigo 4º das Disposições Transitórias da Constituição de 1946, mas foi apenas em 1956, já com Juscelino Kubitschek na Presidência, que o projeto começou a sair do papel e, quatro anos depois, em 1960, a cidade era inaugurada.

Revista-de-Seguros_Marco-Abril-1991_p39.9-1-300x279 _1_.jpgApesar de o setor segurador estar presente em Brasília desde o primeiro momento, visto que todos os riscos de vida e de ramos elementares da empresa construtora da nova capital foram segurados (veja matéria completa a esse respeito no site do CEDOM), foi só em 1989 que a CNseg, na época, denominada de Fenaseg, inaugurou o seu primeiro escritório na cidade. O objetivo era acompanhar mais de perto as tendências norteadoras do País e encontrar meios de atuação que pudessem facilitar a compreensão dos parlamentares acerca das especificidades do setor de seguros.

Em 1991, a representação da CNseg na capital foi ampliada para fortalecer a comunicação entre o mercado segurador e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, em 2013, foi ampliada novamente, com a inauguração de um novo escritório no Edifício Brasília Trade Center.

365be113f1da41639aa809c70c2c9501.jpgAtualmente, o escritório da CNseg em Brasília é comandado pela Diretora de Relações Institucionais, Miriam Mara, que, junto com sua equipe, desenvolve as atividades de coordenação e suporte técnico, organizacional e institucional a projetos e atividades de interesse comum das Federações associadas.

Neste 21 de abril de 2021, além da inauguração de Brasília, também comemoramos o Dia da Inconfidência, popularmente conhecido como Dia de Tiradentes, sendo feriado em todo o Brasil. A CNseg, porém, não poderia deixar passar em branco essa importante data para todos os brasileiros e presta aqui sua homenagem ao mártir da inconfidência mineira, a todos aqueles que se empenharam para concretizar a ideia de José Bonifácio e, como não podia deixar de ser, a todos os profissionais do mercado segurador que trabalham diariamente para proteger a vida, a saúde e o patrimônio de seus habitantes.

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS