Voltar ao topo
image/svg+xml

Dia histórico: fundada a Global Federation of Insurance Associations (GFIA)

Entidade representa 87% das empresas de seguros de todo o mundo

09 de Outubro de 2012 - CNseg

Frank Swedlove, presidente recém-eleito da GFIA e presidente da Canadian Life and Health Inurance Association
Frank Swedlove, presidente recém-eleito da GFIA e presidente da Canadian Life and Health Inurance Association

Um dia antes do começo da 19ª Conferência Anual da IAIS, em Washington, o mercado mundial de seguros concretizou um velho desejo: em solenidade realizada na capital dos Estados Unidos, formalizou a criação da Global Federation of Insurance Associations (GFIA), entidade formada por 31 associações de seguros do planeta, que representam 87% das empresas de seguros de todo o mundo.

A GFIA chamará para si a tarefa de tratar, em tempo hábil, de questões internacionais complexas que afetem o mercado segurador mundial, como o trabalho da IAIS na criação do ComFrame; a estrutura comum para a supervisão de grupos internacionais; conduta de mercado e questões comerciais; e iniciativas em relação à inclusão financeira e ao combate à lavagem de dinheiro. “Hoje é um grande dia para o mercado de seguros mundial. A Federação conferirá às nossas associações a capacidade de tratar, em tempo hábil, das questões internacionais inerentes ao nosso mercado e de falar a uma só voz,” afirmou Frank Swedlove, presidente recém-eleito da GFIA e presidente da Canadian Life and Health Inurance Association. “É para mim uma honra ter a oportunidade de ser o primeiro presidente da federação, e estarei empenhado para assegurar que as expectativas de nosso mercado sejam atendidas,” acrescentou ele.

Até aqui, as associações de seguros do mundo vinham, informalmente, colaborando em temas sensíveis ou estratégicos do setor por meio da International Network of Insurance Associations. Agora, pela primeira vez, o mercado mundial constitui uma federação internacional formal para representar as mais importantes associações de seguros existentes no mundo. O website da GFIA, www.GFIAinsurance.org, estará no ar em breve.

Saudando a criação da GFIA, Peter Braumüller, presidente do comitê executivo da International Association of Insurance Supervisors (IAIS), disse que, “na qualidade de autoridade reguladora de seguro internacional, a IAIS tem um alto apreço pelas contribuições de seus observadores – que representam as instituições internacionais, associações profissionais e companhias de seguros e resseguros – para o desenvolvimento e cumprimento da supervisão pela IAIS. Esperamos trabalhar com a GFIA e seus membros de modo que todos continuem a promover a supervisão efetiva e globalmente constante do mercado de seguros.”

Já Recaredo Arias, secretário-geral da FIDES (Federación Interamericana de Empresas de Seguros), foi eleito vice-presidente da nova entidade mundial. Também foi eleita uma secretária, Michaela Koller, diretora-geral da Insurance Europe. Na secretaria, a Insurance Europe se encarregará do significante trabalho que será necessário para apoiar as iniciativas da GFIA em áreas-chave do mercado de seguros internacional.

Ao presidir a reunião inaugural da GFIA hoje em Washington, o governador Dirk Kempthorne, presidente e CEO do American Council of Life Insurers, declarou: “Hoje, de fato, é um dia histórico. A regulação do mercado de seguros está, cada vez mais, sendo tratada internacionalmente. A criação da Global Federation of Insurance Associations permitirá que o mercado trabalhe mais estreitamente com reguladores internacionais no desenvolvimento de uma regulação firme e equilibrada.”

O mercado mundial de seguros arrecadou prêmios na ordem de US$ 4,5 trilhões em 2011, de acordo com dados fornecidos pela Swiss Re.

ASSOCIAÇÕES-MEMBROS DA GFIA
All Russian Insurance Association (ARIA)
American Council of Life Insurers (ACLI)
American Insurance Association (AIA)
America’s Health Insurance Plans (AHIP)
Association for Savings and Investment of South Africa (ASISA)
Association of Bermuda Insurers and Reinsurers (ABIR)
Association of British Insurers (ABI)
Association of Mutual Insurers and Insurance Cooperatives in Europe (AMICE)
Association of Spanish Insurers (UNESPA)
Brazilian Insurance Confederation (CNseg)
Canadian Life and Health Insurance Association (CLHIA)
Chilean Insurance Association (AACH)
Dublin International Insurance & Management Association (DIMA)
Dutch Association of Insurers (VVN)
Federación Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES)
French Federation of Insurance Companies (FFSA)
General Insurance Association of Japan (GIAJ)
German Insurance Association (GDV)
Insurance Bureau of Canada (IBC)
Insurance Council of Australia (ICA)
Insurance Europe
International Underwriting Association of London (IUA)
Italian Association of Insurance Companies (ANIA)
Korea Life Insurance Association (KLIA)
Life Insurance Association of Japan (LIAJ)
Polish Insurance Association (PIU)
Portuguese Association of Insurers (APS)
Property Casualty Insurers Association of America (PCI)
Reinsurance Association of America (RAA)
South African Insurance Association (SAIA)
Swiss Insurance Association (ASA/SVV) 
 

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.