Voltar ao topo

Diretor da CNseg participa de encontro online com o presidente do Grupo de Ação Financeira Internacional

12 de Maio de 2022 - Eventos

O Diretor Técnico e de Estudos da CNseg, Alexandre Leal, participa em 20 de maio de encontro online com o presidente do Financial Action Task Force (Grupo de Ação Financeira Internacional - GAFI), Marcus Pleyer. Na ocasião, também estarão presentes o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo; o presidente do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), Bernardo Mota, e o especialista em assuntos de Financiamento do Terrorismo, Jorge Lasmar.

O GAFI é uma organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Marcus Pleyer, que também é vice-diretor Geral no Ministério Federal das Finanças da Alemanha, participará, entre 10 e 19 de maio, do 4º Congresso internacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo, que tem a CNseg como parceira do evento e é realizado pelo Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD). 

O crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação de recursos, bens e valores de origem ilícita na economia de cada país. O financiamento do terrorismo, por sua vez, é a provisão de fundos para as atividades terroristas. No que diz respeito ao setor de seguros brasileiro, a Circular Susep 612/2020 dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos destinados especificamente à prevenção e combate aos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, ou aos crimes que com eles possam relacionar-se, bem como à prevenção e coibição do financiamento do terrorismo. Na CNseg, debates relacionados ao tema ocorrem no âmbito da Comissão de Governança e Compliance.  

Para mais informações sobre o assunto, leia a cartilha da CNseg “Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo” clicando aqui

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público