O site da InfoMoney publicou nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, entrevista com o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, em que afirma que a percepção da sociedade em relação aos seguros ainda é equivocada. Segundo ele, isso é, em parte, responsabilidade do próprio setor, que se comunica pouco e tem todo um linguajar técnico. “Os nomes que a gente usa no setor são nomes que não dão a impressão certa. Por exemplo: prêmio é o que você paga [para a seguradora] e sinistro é o que você recebe”, explicou.
O presidente da CNSeg afirmou que a contribuição do setor para a economia moderna vai além do ponto de vista individual, sendo também importante macroeconomicamente. E para comprovar sua afirmação, informou que, só entre janeiro e junho [de 2022], o setor já pagou R$ 430 bilhões em resgates e indenizações, o que corresponde a 5% do PIB. “E essa conta é simples: se você tira esses 5% da economia, o PIB brasileiro teria caído 5% porque isso é renda disponível, isso é renda que entrou no bolso das pessoas”, afirmou Dyogo.
A respeito do open insurance, o ecossistema de compartilhamento de dados semelhante ao do open banking, o presidente da CNseg garantiu que a plataforma ficará pronta no dia 15 de setembro deste ano, que é a data estipulada pelos órgãos públicos para o sistema estar operacional, mas ressalta que a disponibilidade de produtos vai depender das empresas.
>> Confira a íntegra da entrevista clicando aqui