Voltar ao topo
image/svg+xml

Presidente da CNseg traça panorama do Setor Segurador em programa de TV da Assembleia Legislativa de Sergipe

14 de Julho de 2021 - CNseg

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, participou, nesta terça-feira, 12, da abertura de uma série jornalística sobre seguros, apresentada pelo programa Além da Pauta, da Tevê da Assembleia Legislativa de Sergipe (TV Alese). A série diária será apresentada até quinta-feira, tratando de diversos aspectos do setor de seguros.

No encontro, Marcio Coriolano destacou a abrangência do seguro na vida das empresas e das pessoas, avaliou a retração ocorrida nos meses iniciais da pandemia, decretada em março do ano passado, a reação da contratação de coberturas a partir de junho, e algumas modalidades que se descolaram do baixo crescimento do setor ocorrido no ano passado (1,2% de alta, depois de uma expansão de 12,2% ocorrida em 2019), casos esses dos seguros de Saúde, de Vida, Residencial e Habitacional, entre outros ramos. Outras modalidades começam a dar saltos, como o de riscos cibernéticos, a linha de Responsabilidade Civil,

Marcio Coriolano reconheceu que o mercado convive com crescimento de fraudes, mas assinalou que algo mais preocupante que sua incidência é a expansão da concorrência abusiva gerada pelas empresas de proteção veicular.

Para ele, a presença delas é ainda mais danosa do que a fraude, porque tais associações se apresentam como seguradoras, inclusive apropriando-se do seu jargão técnico, sem ter os atributos que operar em conformidade com a legislação de seguros e com as regras prudenciais.

Hoje, há um crescimento superlativo de ações civis públicas - perto de 500 - que tentam barrar a ação irregular da proteção veicular, que avança porque a Susep e Procons não têm instrumentos adequados para coibir a atuação.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS