Voltar ao topo

Instituto Ação Pela Paz lança podcast “Olhar mais de Perto”, dedicado a temas relacionados à redução da reincidência criminal

Programa de estreia aborda metodologia inovadora na condução da pena desenvolvida com protagonismo da sociedade civil

14 de Outubro de 2020 - Instituto Ação Pela Paz

O Instituto Ação Pela Paz é uma organização da sociedade civil fundada em 2015 e tem como missão apoiar o Estado e a sociedade civil em iniciativas para redução da reincidência criminal no Brasil. No dia 15 de outubro, apresentará o primeiro programa de seu podcast “Olhar Mais de Perto”, conduzido por um dos fundadores e Presidente do Conselho da entidade,

Jayme Brasil Garfinkel, com o tema “APAC: uma alternativa para o Sistema Carcerário”. Jayme conversa com Valdeci Antônio Ferreira, Diretor Executivo da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), que regulamenta e fiscaliza a metodologia das APACs; e Roberto Donizetti de Carvalho que cumpriu pena na primeira APAC, em São José dos Campos (SP) e hoje trabalha como Diretor Executivo de Metodologia da APAC na FBAC.

Pelo método APAC, as pessoas privadas de liberdade, chamadas de recuperandos, são protagonistas por sua recuperação e corresponsáveis para apoiar os seus colegas de convivência. As unidades das APACs não possuem agentes penitenciários, agora nomeados de policiais penais, os recuperandos zelam pela disciplina, segurança e um deles é escolhido para guardar a chave da porta de saída da APAC, podendo gerar um sentido de reconhecimento, pertencimento e confiança pelos gestores.

O podcast “Olhar Mais de Perto” é mensal, o segundo programa falará sobre trabalho para pessoas egressas prisionais e contará com a participação de Karine Vieira, fundadora do Responsa, organização que se caracteriza como uma agência de empregos social para pessoas egressas prisionais.

O primeiro programa “APAC: uma alternativa para o sistema carcerário” está disponível nas plataformas de streamings Spotify e Deezer, além do YouTube.

CONTEÚDOS RELACIONADOS