Voltar ao topo

Assista ao depoimento de Mario Petrelli registrado em 2015 para o Centro de Documentação e Memória da CNseg

24 de Abril de 2020 - Mercado

O mercado segurador brasileiro perdeu em 22 de abril de 2020 um dos seus maiores expoentes: Mario José Gonzaga Petrelli.

É impossível tentar sumarizar a imensa contribuição desse gênio político, comercial e dos negócios para os seguros, tamanho o trabalho que desenvolveu em todas as dimensões de nossa atividade ao longo de sua carreira.

Em 25 de junho de 2015, o Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador (Cedom) registrou seu depoimento em vídeo, que compartilhamos abaixo.

Mario José Gonzaga Petrelli foi membro da Diretoria da Icatu Seguros S/A, vice-presidente e membro do Conselho Superior da CNseg. Em seu depoimento, conta desde os principais marcos da História do Seguro – criação do Código Comercial e do Código Marítimo – passando pela importância da criação do IRB, por conter a evasão de divisas; a regulamentação do seguro de vida; o projeto de recriação do corretor; a crise do mercado segurador brasileiro em 1965; a disputa do seguro de vida em grupo; a importância da capitalização – que ele considerava um ramo forte na área de seguro –; a criação da Fenaseg, o surgimento dos seguros obrigatórios, a transformação do DPVAT em consórcio, a criação do seguro saúde desde sua proposição, em 1967, pelo Ministério da Saúde do governo do Costa e Silva; a criação da CNseg e o papel do seguro no desenvolvimento econômico e social do País.