Voltar ao topo
image/svg+xml

No mundo pós-COVID 19, seguradoras e resseguradoras terão o ônus maior de demonstrar o seu valor

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

26 de Janeiro de 2021 - Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 05 de janeiro de 2021 

Matéria do site Reinsurance News destaca a previsão de James Harrison, líder de seguros da empresa britânica de serviços de tecnologia e dados analíticos Dun & Bradstreet, afimando que no mundo pós-COVID 19, as seguradoras e resseguradoras terão o ônus maior de demonstrar o seu valor. Ele acredita que a pandemia tem sido uma “catalizadora de mudanças há muito tempo esperadas”. Ainda segundo Harrison, haverá uma elevação de demandas por produtos paramétricos que prometem inovar em processos mais rápidos e transparentes de liquidação de sinistros, avançando sobre as tradicionais apólices que dão garantia à suspensão de negócios e trazem tantos problemas na atualidade. Ele diz que “dados tratados são centrais para o desenvolvimento de companhias de seguros bem sucedidas... desde ajudando a empresa a melhor entender o seu cliente ... até endereçar adequadamente os riscos e analisar todas as consequências de um sinistro”. A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que: “no Brasil já estamos assistindo à concretização das previsões do especialista da Dun & Bradstreet. Atuar minimizando preocupações do dia-a-dia dos segurados já está no novo DNA do setor segurador, e a diferenciação de  inovações contínuas nesse campo estão definindo um novo espaço competitivo do mercado segurador brasileiro.” 

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/ 

Consultas e Publicações Recentes 

  • No dia 16 de dezembro, a Financial Stability Board (FSB) publicou o seu relatório de acompanhamento global sobre a intermediação financeira não bancária para 2020. 
  • No dia 16 de dezembro, a Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF) publicou um relatório sobre riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo durante a pandemia do COVID-19. 
  • No dia 17 de dezembro, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou seu Relatório Global do Mercado de Seguros 2020. 
  • No dia 17 de dezembro, a IAIS divulgou uma declaração em apoio ao estabelecimento de um conselho de padrões de sustentabilidade, conforme descrito no documento de consulta da International Financial Reporting Standards (IFRS) Foundation Trustee sobre relatórios de sustentabilidade. 
  • No dia 17 de dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um artigo sobre os aspectos transformadores da inovação financeira. 
  • No dia 22 de dezembro, o FMI publicou um artigo sobre o impacto da COVID-19 na zona do euro e as políticas que serão necessárias para criar uma recuperação mais duradoura. 
  • No dia 22 de dezembro, a FSB publicou sua resposta ao documento de consulta da Fundação IFRS sobre relatórios de sustentabilidade. 
  • No dia 23 de dezembro, o FMI publicou um artigo sobre as respostas da política global à volatilidade do fluxo de capital. 

Recortes de Imprensa 

Coronavírus 

As seguradoras devem demonstrar valor após COVID: Dun & Bradstreet (Reinsurance News) Assim que a crise do COVID-19 passar pelo espelho retrovisor para a maioria das empresas, cabe às seguradoras provarem que são mais do que um custo adicional em uma economia desafiadora… 

Tecnologia 

Insurance Europe: European Data Protection Board deve adotar uma abordagem baseada nos riscos para as transferências internacionais de dados (Xprimm) Um amplo grupo de federações da indústria - incluindo a Insurance Europe - publicou uma declaração conjunta levantando preocupações sobre um conjunto de recomendações preliminares publicadas pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) na sequência da decisão do caso Schrems II do Tribunal de Justiça Europeu... 

Outros 

As resseguradoras interromperam as tendências de queda em 2020, diz Willis Re (Reinsurance News) Apesar do impacto contínuo do COVID-19, as resseguradoras pararam amplamente as tendências persistentes de queda que caracterizaram os últimos anos, de acordo com um novo relatório da Willis Re…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.