Voltar ao topo

Notícia de lançamento da NZIA evidencia a preocupação do Setor com as questões climáticas

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

23 de Julho de 2021 - Boletim GFIA

 

Boletim de Monitoramento 13 de julho de 2021 

 

Oito das maiores companhias de seguros e resseguros lançaram, no Encontro do Clima do G20, em Veneza, no dia 12 de julho, a Aliança Seguradora Net-Zero para alcançar um efeito-zero na emissão de gases, o NZIA, O compromisso é de fazer a transição de suas carteiras para um efeito líquido zero das emissões de gás propano de cozinha (GHG) até 2050.O Programa de Iniciativas de Financiamento das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) chamou a aliança de “um compromisso histórico” dos seguradores e resseguradores para participarem com a sua parte na aceleração da transição para um efeito-zero da economia de emissões. Ela é composta pela AXA (presidência da NZIA), Allianz, Aviva, Generali, Munich Re, SCOR, Swiss Re e Grupo Zurich.

O lançamento da Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) noticiado pela Reinsurance News evidencia a preocupação do setor com as questões climáticas. 

O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou “a notícia do lançamento da Aliança na Cúpula do Clima do G20, ocorrida em julho em Veneza, na Itália,cujo objetivo é zerar as emissões líquidas de gases causadores do efeito estufa, demonstra a atualidade e a importância da discussão das questões climáticas em nível global. A adesão de grandes seguradoras e resseguradoras à iniciativa evidencia o papel crucial do setor, tanto como investidor institucional como subscritor de riscos, e também seu protagonismo em trazer aplicação prática ao tema. A iniciativa também será pauta da COP-26 (26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática), que ocorrerá em novembro em Glasgow, na Escócia.”

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/ 

Consultas e Publicações Recentes 

  • No dia 6 de julho, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou seu boletim informativo de junho (Clique aqui)
  • No dia 7 de julho, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) publicou um roteiro para abordar os riscos financeiros relacionados ao clima (Clique aqui)
  • No dia 7 de julho, o FSB publicou um relatório sobre a promoção de divulgações relacionadas ao clima (Clique aqui)
  • No dia 7 de julho, o FSB publicou um relatório sobre a disponibilidade de dados para riscos relacionados ao clima para a estabilidade financeira (Clique Aqui)
  • No dia 7 de julho, o FSB publicou uma carta de seu presidente para os Ministros das finanças do G20 e Governadores dos Bancos Centrais (Clique aqui)
  • No dia 9 de julho, a IAIS publicou um comunicado à imprensa sobre a criação da aliança de treinamento climático (Clique aqui) 

Recortes de Imprensa 

Tecnologia 

7 grandes seguradoras cibernéticas formaram uma empresa para coordenar análises cibernéticas e mitigação de riscos (Insurance Journal) Com ataques cibernéticos e sinistros de seguro em ascensão, as principais seguradoras cibernéticas (AIG, AXIS, Beazley, Chubb, The Hartford, Liberty Mutual Insurance e Travellers) formaram uma empresa para reunir seus dados e experiência, com a finalidade de botar em prática esforços coletivos e de mitigação de riscos cibernéticos, para aperfeiçoar a indústria de seguros...

 Macroeconomia 

Foi assinada lei sobre a operação de seguradoras estrangeiras no mercado de seguros russo (Xprimm) O presidente russo Vladimir Putin assinou uma lei que determina o procedimento para admissão e atividade de seguradoras estrangeiras no mercado de seguros local...

Outros

 

 

 

 

 

Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) lançada na Cúpula do Clima do G20 (Reinsurance News) Oito das maiores seguradoras e resseguradoras do mundo lançaram a Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) na Cúpula do Clima do G20 em Veneza, ontem, comprometendo-se em fazer a transição de suas carteiras de subscrição para emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2050...

Mudança de impostos para multinacionais até 2022 é improvável, diz Yellen (Reuters) A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse no domingo que uma iniciativa recentemente endossada para permitir que mais países tributem grandes e altamente lucrativas multinacionais pode não estar pronto para discussão pelos legisladores até a primavera de 2022... 

As metas climáticas de Paris não são possíveis sem a gigante indústria de remoção de carbono: Swiss Re (Reinsurance News) Alcançar as metas climáticas de Paris não será possível sem uma indústria de remoção de carbono do tamanho das de óleo e gás, de acordo com um novo relatório feito...

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público