A Associação Internacional de Supervisores de Seguro (IAIS, na sigla em inglês) divulgou recentemente um relatório abordando a cultura organizacional nas empresas de seguro. Cultura, esta, definida na publicação como “o conjunto de normas, valores, atitudes e comportamentos de uma seguradora que caracterizam a forma como a seguradora conduz suas atividades”.
A IAIS entende que as questões relacionadas à conduta e cultura são de importância crescente para os supervisores de conduta e prudenciais, especialmente à luz das rápidas mudanças nos mercados financeiros impulsionados pela inovação, pelas mudanças nas expectativas dos consumidores e pelos desafios sociais mais amplos. Além disso, as culturas de seguradoras eficazes são essenciais para fortalecer e manter a confiança do público no setor como um todo.
Por outro lado, segundo o documento, os riscos de conduta podem levar a preocupações consideráveis de solidez financeira para o setor.
O objetivo do relatório é explorar o conceito de cultura de seguradora como um ponto de intersecção para riscos prudenciais e de conduta, com alguns exemplos selecionados para ilustrar o papel mais amplo da cultura nesse aspecto.