O site do UOL publicou nesta semana uma matéria sobre a ONG Instituto Responsa, que atua na inserção de pessoas egressas do sistema prisional no mercado de trabalho. A ONG foi criada por Karine Vieira, também egressa do sistema prisional, que passou 15 anos no mundo do crime, mas decidiu mudar sua realidade e, “deixar um legado de amor e paz para os filhos”, como afirmou na reportagem.
Segundo Karine, o projeto do Instituto Responsa começou a sair do papel quando conheceu o Instituto Ação Pela Paz, que conta com o apoio institucional da CNseg, e teve o incentivo necessário para viabilizá-lo.
Criado em 2015 pelo ex-Presidente da Confederação das Nacional das Seguradoras Jayme Garfinkel, o Instituto Ação pela Paz atua em diversas frentes e apoia, entre outros, projetos que oferecem cursos de pintura, cabeleireiro, soldagem, gastronomia e panificação, aulas de música, xadrez e artes, além de realizar estudos, pesquisas e reuniões com especialistas para melhor compreender as complexidades do sistema prisional brasileiro.
>> Clique aqui para acessar a matéria completa do UOL
>> Clique aqui para saber mais sobre o Instituto Ação Pela Paz