Voltar ao topo

Os caminhos para a tecnologia na educação em debate no BNDES

08 de Junho de 2022 - Webinar

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) realizou em 30 de maio, em formato virtual, o webinar “Caminhos para a tecnologia na educação”. O evento faz parte da série “Fóruns BNDES de sustentabilidade”, uma série de encontros e artigos sobre os desafios para integrar a agenda ambiental, social e econômica para que o país possa atingir o desenvolvimento sustentável, sendo o terceiro a abordar o tema da educação.  

O webinar foi aberto pelo diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, que foi o moderador, e também contou com a presença da diretora-executiva da Fundação Itaú Social, Ângela Dannemann; do secretário de Educação do Recife (PE), Fred Amâncio; da diretora-presidente do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Lúcia Dellagnelo; do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e do diretor de Inovação e Digitalização da Cisco Brasil, Rodrigo Uchoa. 

Lúcia Dellagnelo explicou que a tecnologia na educação se aplica em duas principais frentes: a primeira envolve o uso da tecnologia para potencializar o aprendizado. Já a segunda frente diz respeito ao “aprender para usufruir e, depois, ensinar”. Lúcia finalizou dizendo: “não é a simples presença da tecnologia (que fará a diferença), mas sim o uso adequado e correto da tecnologia e do que ela traz”  

Nesse sentido, Ângela Dannemann comentou que, além de trabalhar a tecnologia a favor dos alunos, também é preciso trabalhá-la junto aos professores, já que, diferentemente dos alunos, a maioria dos professores não nasceu no mundo digital. Fred Amâncio concordou com a fala de Ângela Dannemann e complementou dizendo que os jovens se adaptam muito facilmente, que os professores precisam ser ensinados a utilizar a tecnologia e que esse ensinamento deve se dar durante sua formação. 

Ricardo Henriques abordou a evasão escolar que, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), teve um aumento de 171% em 2021, na comparação com 2019,. Ele também considerou que a tecnologia implementada em sala de aula pode ajudar a “segurar” os jovens nas escolas. 

Por fim, Ricardo Henriques disse que o ensino e a aprendizagem híbrida são o futuro, mas, para que deem certo, são precisos investimentos em infraestruturas, equipamentos e treinamento, pois não adianta haver uma política de incentivo à inovação e tecnologia se não houver investimento. E, nesse sentido, o suporte de empresas privadas é essencial. 

Assista abaixo ao webinar na íntegra

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público