Voltar ao topo
image/svg+xml

Países em desenvolvimento são os mais afetados pela redução da produção global acarretada pela pandemia

Leia esta e outras notícias no Boletim GFIA

09 de Fevereiro de 2021 - GFIA

 

Boletim de Monitoramento 02 de fevereiro de 2021 

Estudo do FMI indica que a queda da atividade econômica provocada pela pandemia da COVID-19 varia consideravelmente entre países e entre diferentes setores, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados, direta e indiretamente, pela redução da produção global. O estudo aponta duas razões principais pelas quais as nações menos desenvolvidas perdem em resiliência: os custos econômicos mais elevados para a implementação das medidas de isolamento ou afastamento social e estímulos fiscais e monetários menos eficazes.  

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “no Brasil, 2020 foi marcado pelo forte estímulo fiscal, evitando uma queda mais acentuada do PIB. Até agora, mais de R$ 540 bilhões foram dispendidos pelo Governo Federal. Entretanto, esse estímulo agravou ainda mais a situação fiscal, que já era apontada como o maior obstáculo para a recuperação da economia brasileira. O ano que começa é marcado pelo debate dos graus de liberdade para a retomada de diversas medidas de estímulo que garantiram uma queda menos acentuada das atividades no ano passado. Apesar da  melhoria dos  cenários nacional e internacional, as perspectivas do ritmo de retomada da produção ainda são incertas devido ao também elevado grau de incerteza sobre o calendário da vacinação e sobre a sua eficácia.” 

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/ 

Consultas e Publicações Recentes 

  • Em 28 de janeiro, a Organização Mundial do Comércio divulgou publicação sobre o impacto das tecnologias digitais nos países em desenvolvimento. 
  • Em 29 de janeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um documento de trabalho sobre a repercussão social das pandemias. 
  • Em 29 de janeiro, o FMI publicou documento de trabalho que fornece uma análise inicial das perdas de produção provocadas pela pandemia de COVID-19. 
  • Em 29 de janeiro, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros compartilhou seus comentários sobre o documento de discussão do Conselho de Normas de Auditoria e Garantia Internacional sobre fraude e continuidade em uma auditoria de demonstrações financeiras. 

Recortes de Imprensa 

Macroeconomia  

Allianz obtém aprovação para criar empresa de gestão de ativos de seguros na China (Reuters) A Allianz disse na quinta-feira que obteve aprovação regulatória para criar a primeira empresa de gestão de ativos de seguros totalmente estrangeira da China, enquanto a seguradora alemã aumenta a expansão no país que tem a segunda maior economia do mundo ... 

A China quer trabalhar com seus pares estrangeiros em questões antitruste, disse o vice-governador do banco central (Reuters). Os reguladores da China querem intensificar o intercâmbio com contrapartes internacionais e fortalecer a cooperação em questões antitruste, tratamento de dados e proteção ao consumidor ... 

Novas regras investimento em seguradoras na Índia devem atrair players americanos e europeus (Reuters) O governo indiano disse na segunda-feira que planeja aumentar os limites de quanto as empresas estrangeiras podem investir na indústria de seguros do país, uma medida que pode atrair fluxos dos EUA e seguradoras europeias ... 

Seguradoras indianas preparadas para resistir à desaceleração econômica: Moody's (Notícias de Resseguro) A Moody's relatou uma perspectiva relativamente otimista para o setor de seguros indiano, dada a desaceleração econômica em todo o país resultante da pandemia COVID-19 ... 

Outros 

As seguradoras devem desempenhar um papel crítico na mudança para a direção autônoma, diz Travelers (Reinsurance News). Um novo relatório da Travelers reafirma a crença da empresa de que a indústria de seguros de automóveis terá um "papel crítico" à medida que legisladores, reguladores e a sociedade se ajustam às inovações no transporte, incluindo a mudança para uma direção autônoma ... 

Maior frequência de tempestades, aumento do nível do mar gerarão maiores perdas: relatório (Reinsurance News) Um relatório recente examinando a influência da mudança climática sobre os riscos de furacões nos EUA mostra que o aumento da frequência de eventos e o aumento do nível do mar terão um impacto significativo sobre danos futuros ... 

 

 

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Este site usa cookies para otimizar a sua navegação. Se não permitir, pode desativar essa opção no seu navegador ou sair do site.