Voltar ao topo

Plataforma online ESG Book ajuda empresas a gerenciar seus dados ASG em tempo real

20 de Dezembro de 2021 - Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento 08 de dezembro de 2021 

Contando com o apoio de uma aliança de instituições financeiras de liderança global, foi lançado no início de dezembro o ESG Book, uma plataforma online para que as empresas possam gerenciar e manter a propriedade de seus dados ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) em tempo real e divulgá-los para os consumidores. A plataforma pretende dar mais transparência às informações ASG divulgadas pelas empresas para atender à demanda de investidores focados na sustentabilidade e, dessa forma, evitar o chamado greenwashing, que é a prática de disfarçar realidades inadequadas do ponto de vista dos fatores ASG.   

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “a proposta do ESG Book de reformular o modo como os dados relacionados aos princípios ASG são reunidos e acessados pelas companhias tem o potencial de aumentar consideravelmente a transparência sobre eles. Essa maior visibilidade garantirá a empresas e investidores melhores condições de avaliação de risco e de tomada de decisão em investimentos, além de contribuir na prevenção ao greenwashing. O combate a essa prática foi noticiado recentemente como um objetivo global e a sistematização de informações públicas poderá colaborar nesse enfrentamento”. 

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en 

Consultas e Publicações Recentes 

  • No dia 1 de dezembro, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou seu último Panorama Econômico (Clique aqui). 
  • No dia 1 de dezembro, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) publicou seu boletim informativo para novembro (Clique aqui). 
  • No dia 2 de dezembro, a International Financial Reporting Standards Foundation (IFRS) publicou um consulta sobre sua proposta de atualização da Taxonomia IFRS (Clique aqui). 
  • No dia 2 de dezembro, o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) publicou um comunicado de imprensa sobre a nomeação de seu novo presidente (Clique aqui). 
  • No dia 3 de dezembro, o FSB publicou um relatório sobre o andamento da implementação da reforma do mercado de derivativos OTC (Clique aqui). 
  • No dia 6 de dezembro, o FSB publicou seu sexto relatório sobre monitoramento da intermediação financeira não bancária (Clique aqui). 

Recortes de Imprensa 

COVID-19 

Bailey, do BoE, diz que o impacto econômico da COVID-19 continua forte (Reuters) o impacto econômico da COVID-19 diminuiu desde o início da pandemia, mas ainda permanece forte… 

Macroeconomia 

A China atualiza as regras de gestão de risco para grupos de seguros (Reuters) O regulador bancário e de seguros da China emitiu na terça-feira novas regras que regem a gestão de risco de grupos seguradores, que irão intensificar a supervisão, limitar as participações de unidades não essenciais e regular seus investimentos em outras empresas... 

Como o comércio do Reino Unido foi acordado (Politico) Os acordos comerciais não são mais simplesmente sobre importações e exportações... 

Outros 

O ESG Book tem como objetivo ser disruptivo para o setor de sustentabilidade, com dados gratuitos (Euractiv) HSBC, Deutsche Bank e Swiss Re deram seu apoio ao ESG Book, uma nova plataforma de dados ambientais, sociais e de governança (ESG) lançada na quarta-feira (1º de dezembro) para 'perturbar' o mercado com um serviço de domínio público para empresas e investidores... 

Com esponjas e petições, ativistas do clima enfrentam seguradoras (Reuters) Um proeminente ativista está convocando seguradoras como a Swiss Re para explorar a possibilidade de processar grandes empresas de petróleo por danos relacionados ao clima, a última saraivada em uma campanha ambientalistas contra a indústria de seguros que dura anos... 

A energia renovável tem "outro ano recorde de crescimento", afirma IEA(Acturial Post) Foi outro ano recorde para energia renovável, apesar da pandemia de COVID-19 e do aumento dos custos das matérias-primas em todo o mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA)… 

OCDE afirma que a inflação é o principal risco para as perspectivas econômicas(Reuters) O principal risco em relação a uma perspectiva econômica global otimista é que o atual aumento da inflação se mostre mais longo e maior do que o esperado atualmente, a OCDE disse na quarta-feira... 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

© Copyright - CNseg

© Copyright - FenSeg

© Copyright - FenaPrevi

© Copyright - FenaSaúde

© Copyright - FenaCap

© Copyright - Educação em Seguros

© Copyright - Poder Público