Voltar ao topo
image/svg+xml

Podcast Olhar Mais de Perto: Ilona Szabó e Jayme Garfinkel conversam sobre política de drogas e a reincidência criminal no Brasil

21 de Maio de 2021 - Instituto Ação Pela Paz

IAP002.jpg
Programa está disponível nas principais plataformas de streaming

A sexta edição do podcast “Olhar Mais de Perto”, programa do Instituto Ação Pela Paz e apoiado pela CNseg, traz um debate importante sobre a política de drogas no Brasil e suas possíveis repercussões na reincidência criminal.

De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, feito entre janeiro e junho de 2020, realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional, 32% das pessoas no sistema penitenciário brasileiro estão presas por presas por crimes ligados a drogas, ficando atrás apenas dos casos de roubos, com 38%. A lista é completada por homicídios ou ações contra a vida, que somam 15%, atos contra dignidade sexual, o crime de estupro, tem 5%. Outras incidências somam 10%

Para tratar do tema, Jayme Garfinkel, presidente do Instituto Ação Pela Paz, recebe Ilona Szabó, empreendedora cívica e uma liderança renomada internacionalmente em questões de política de drogas, controle de armas, violência policial, ação cívica e climática. Ilona é cofundadora e Presidente do Instituto Igarapé, que atua com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados para desafios complexos.

Ilona é autora dos livros “A Defesa do Espaço Cívico”, lançado em 2020 pela editora Objetiva, “Drogas: as histórias que não te contaram” e “Segurança pública para virar o jogo”, publicados pela editora Zahar em 2017 e 2018. Ela também foi também corroterista do documentário Quebrando o Tabu, além de ser colunista da Folha de São Paulo, âncora do podcast “Você Pode Mudar o Mundo”, palestrante do TED e comentarista de TV.

Para ouvir o podcast, acesse:

CONTEÚDOS RELACIONADOS