Voltar ao topo

Relatório de seguradora internacional alerta para perdas severas no mercado devido à COVID-19

Leia essa e outras notícias no Boletim GFIA

01 de Julho de 2020 - GFIA

Boletim de Monitoramento |26 de junho de 2020

Em relatório que analisa os efeitos da COVID-19 no setor de seguros e resseguros, divulgado no site Reinsurance News, os analistas da seguradora especializada AmWINS alertaram que o impacto da perda no mercado será severo.

Analisando a situação brasileira, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “está claro que o Brasil irá enfrentar recessão. Isso não nos desanima, mas é obviamente um ponto de atenção. Essa recessão, a médio prazo, atinge os setores da economia de maneira diferente, assim como os produtos de seguros que atendem a distintos segmentos econômicos. Exemplo: o setor industrial é o que está sofrendo mais, principalmente pela falta de mobilidade de clientes, giro de estoques, endividamento, uma série de questões que podem machucar aqueles contratantes que tiveram uma participação forte no mercado de seguros na última década. O emprego também está sendo comprometido. Isso provoca uma queda de renda na economia, diminuindo o poder aquisitivo. Mas, por outro lado, o Governo e as empresas estão fazendo o seu dever de casa para mitigar a crise, aportar renda para os pobres, gerar liquidez, alavancar programas de obras, criando condições para a retomada da produção e emprego.  Os novos produtos que o setor de seguros deverá oferecer serão adaptados ao novo perfil do consumidor. Há categorias que ganham destaque nesse cenário, tais como os seguros de obras, o rural, os residenciais, os seguros de vida, os seguros intermitentes ou temporários, os seguros de menor cobertura e o tão mencionado seguro cibernético”. Enfim, prossegue Coriolano, dizendo que “o Brasil poderá surpreender, com recuperação mais rápida em 2021, e efeitos virtuosos sobre os seguros.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/

Consultas e Publicações Recentes

  • Em 15 de junho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um post que discute o papel dos impostos na resposta ao COVID-19.
  • Em 17 de junho, o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do G20 se reuniu virtualmente para discutir o Plano de Ação do G20 em resposta ao COVID-19 e suas prioridades, que incluíam o financiamento do desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.
  • Em 18 de junho, o Secretário Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría, afirmou que o enfrentamento dos desafios tributários da economia digital é urgente, em sua resposta às negociações tributárias.
  • Em 19 de junho, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) divulgou a agenda do encontro do seu Comitê Executivo que acontecerá no dia 25 de junho.
  • Em 19 de junho, o FMI publicou um documento de trabalho comparando a distribuição dos impactos da Crise Pandêmica e os da Crise Financeira Global em termos de características de trabalhadores e empregos.
  • Em 19 de junho, a Organização Mundial do Comércio divulgou a data de sua reunião e a lista de itens propostos para o encontro, que deve ocorrer dia 29 de junho.

Recortes de Imprensa

GFIA na mídia

BILTIR foi aceito como membro da GFIA (captiveinsurancetimes) A Associação de Seguradoras e Resseguradoras Internacionais de Longo Prazo das Bermudas (BILTIR) foi aceita como membro da Federação Global de Associações de Seguros (GFIA)...

Coronavírus

O setor global de seguros apresenta traços de resiliência (Asia Insurance Review) Em uma revisão abrangente de suas classificações internacionais no setor global de seguros a respeito da pandemia de coronavírus, a Fitch Ratings observou que a taxa de resultados negativos em todos os setores e regiões de seguros era de 30% ...

Manifesto para que o setor de seguros se reúna(Insurance Business) É a época do ano em que a The Insurance Charities procura expandir seu perfil em todo o setor - e este ano esse impulso ganhou uma importância adicional em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19) ...

CEO da PremFina, sobre a necessidade de as seguradoras se envolverem na captação de recursos durante a pandemia (Insurance Business) As empresas de seguros têm a capacidade extraordinária de se tornar relevantes para qualquer experiência humana…

As resseguradoras enfrentam um impacto "profundo" à medida que a COVID-19 aumenta os preços: AmWINS (Reinsurance News) Em um relatório que analisa os efeitos da COVID-19 no setor de resseguros, os analistas da seguradora especializada AmWINS alertaram que o impacto da perda no mercado será profunda ...

Seguradora global não altera planos de investimento na China, apesar da pandemia (Asia Insurance Review) A primeira holding chinesa de seguros Allianz, que recebeu aprovação para abrir em Xangai em janeiro deste ano, não vê a pandemia do COVID-19 como uma ameaça latente…

Indianos postergam pagamentos de prêmios de seguros durante o lockdown acarretado pelo COVID-19 (Asia Insurance Review) Um em cada cinco consumidores indianos pesquisados ??em Mumbai e Bangalore está ansioso com sua situação financeira, com mais 8% dos respondentes se sentindo sobrecarregados e incapazes de lidar…

China: Coronavírus pode impedir o crescimento de seguradoras não-vida (Asia Insurance Review) de acordo com um comentário da Fitch Classificações, espera-se que uma atividade econômica mais lenta como resultado da pandemia de coronavírus restrinja a dinâmica de crescimento do setor de seguros não-vida chinês em 2020

Tecnologia

Crescimento das Insurtechs tende a permanecer inalterado pelo COVID-19: Aon COO (Reinsurance News) Embora o investimento em insurtechs aparentemente tenha sido retardado pela pandemia em curso do COVID-19, a tendência de macro crescimento neste espaço provavelmente permanecerá inalterada pela crise…

Europa luta para implementar o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) após 2 anos, constata relatório (FT) As regras de referência sobre tratamento de dados da Europa estão se mostrando difíceis de implementar dois anos após a entrada em vigor, impondo um ônus particular para as pequenas e médias empresas e para o desenvolvimento de novas tecnologias ...

Filipinas: Comissão de Seguros emite diretrizes para o sandbox regulatório
(Asia Insurance Review) A Comissão de Seguros (IC) emitiu diretrizes sobre a adoção de uma estrutura de sandbox regulatório para inovações em InsurTech…

Cingapura: AMTD lança programa de liderança para FinTechs com parceiros (Asia Insurance Review) O Grupo AMTD, Xiaomi Finance, Singapore Management University (SMU) e o Instituto de Ciência de Sistemas da Universidade Nacional de Cingapura (NUS-ISS), lançaram ontem um programa conjunto de liderança para Fintechs.

Coréia do Sul: Venture oferece notificações de celular baseadas em blockchain (Asia Insurance Review) A empresa de telecomunicações sul-coreana KT Corporation firmou parceria com a KB Insurance para integrar a tecnologia blockchain ao serviço de notificação por celular da entidade seguradora…

Macroeconomia e Resseguro

Ameaça de guerra comercial UE-EUA cresce em meio ao impasse digital sobre impostos (Politico) Europa e Estados Unidos estão avançando rumo a uma guerra comercial sobre quem tem o direito de tributar Google, Facebook e Amazon…

EUA interrompe planos de tributos digitais globais depois de encerrar negociações com a Europa (Politico) os EUA descontinuaram os planos de criação de um novo quadro tributário global para empresas de tecnologia depois de suspender as negociações…

Bruxelas cria novas armas para proteger o mercado da UE da China (Politico) A UE aumenta sensivelmente a aposta no seu esforço para combater a concorrência desleal da China, dos EUA e de outros agentes estrangeiros no mercado único…

Reunião UE-China afetada pelo gelo à medida que crescem as barreiras econômicas (FT) Os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu realizam segunda-feira sua primeira cúpula com as principais lideranças da China desde que assumiram o cargo…

Outros

CEOs confessam que não estão preparados para as mudanças climáticas - relatório FM Global (Insurance Business) Mais de três quartos dos CEOs e CFOs das maiores empresas do mundo dizem que suas empresas não estão preparadas para o impacto financeiro adverso das mudanças climáticas ...

China: AIA recebe aprovação para converter agência na primeira seguradora de vida 100% estrangeira no continente (Asia Insurance Review) A AIA recebeu aprovação do CBIRC para converter sua filial de Xangai em uma subsidiária integral, a empresa ajuda em um comunicado…

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS